Secretário da Cultura Roberto Alvim tenta se explicar após referência nazista: "Coincidência"

Secretário utilizou as redes sociais para esclarecimento
Secretário utilizou as redes sociais para esclarecimento
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Joseph Goebbels, ministro de propaganda da Alemanha nazista, teria sido utilizado como referência no recente discurso nacional do Secretário Especial da Cultura, Roberto Alvim, e o assunto já entrou na lista dos mais comentados nas redes sociais, com milhares de pessoas indignadas, e outras em defesa do secretário, que ainda na manhã desta sexta-feira (17), utilizou sua conta no Facebook para esclarecimento, e disse que tudo não passou de uma "coincidência retórica". 

Na publicação, Alvim diz: "o que a esquerda está fazendo é uma falácia de associação remota: com uma coincidência retórica em UMA frase sobre nacionalismo em arte, estão tentando desacreditar todo o PRÊMIO NACIONAL DAS ARTES, que vai redefinir a Cultura brasileira... é típico dessa corja". Ele repete que se trata de uma coincidência retórica e afirma que "todo o discurso foi baseado num ideal nacionalista para a Arte brasileira, e houve uma coincidência com UMA frase de um discurso de Goebbles". 

Nos comentários da publicação, no Facebook, um dos usuários faz uma sugestão para o secretário: "Alvim, sei que não pediu e que posso parecer abusado, mas elabore uma resposta simples e direta que derrube a narrativa inimiga o mais rápido possível. Esclareça alguns pontos: Foi você quem escreveu o discurso? A retórica similar à do discurso de Goebbels foi consciente ou acidental? A explicação de coincidência é muito frágil. Por favor, esclareça isso, desmonte essa narrativa, ou os ataques à sua pessoa se intensificarão muito. Fica a sugestão". No Twitter, diversas publicações são feitas a todo instante, nesta sexta, sobre o discurso do secretário e, agora, sobre suas justificativas a respeito da semelhança com Goebbles. Entenda a comparação entre os discursos de Alvim e o ministro de propaganda da Alemanha Nazista. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: