Em desfile, Alessandra Negrini apoia indígenas, gera polêmica e cria guerra entre internautas

Atriz esteve acompanha de lideranças indígenas e falou sobre a escolha. Foto: AGNews, Thiago Duran
Atriz esteve acompanha de lideranças indígenas e falou sobre a escolha. Foto: AGNews, Thiago Duran
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta contou com a ilustre presença de Alessandra Negrini no último domingo (16), acompanhada de lideranças indígenas, incluindo a especialista em Educação especial, Sônia Guajajara. Na ocasião, a atriz de 49 anos utilizou um cocar indígena, pinturas corporais e alguns trajes com traços ocidentais: um body preto e sapato de salto. Não demorou muito para os internautas manifestarem opiniões distintas sobre a aparição da atriz, com reclamações sobre apropriação cultural e algumas defesas à proposta.  

Conhecida por ter uma participação ativa em projetos que envolvem causas sociais e defesa das minorias, a atriz, que é Rainha da Acadêmicos do Baixo Augusta, fez questão de explicar a fantasia escolhida para o desfile de ontem.

"Hoje para mim a questão indígena é a central desse país. Ela envolve não somente a preservação da cultura deles como a preservação das nossas matas. A luta indígena é de todos nós e por isso eu tive a ousadia de me vestir assim", disse a atriz em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, tentando afastar as polêmicas, sem sucesso, já que os internautas deram início, rapidamente, a uma verdadeira guerra nas redes sociais, com destaque para o Twitter, onde é possível encontrar mais de 15 mil publicações sobre o assunto até o fechamento desta matéria. 

Nos posts, há duas possibilidades concretas: ataques ou defesas. Milhares de pessoas fazem questão de lembrar que Negrini não estava sozinha ao exibir os acessórios e pinturas tradicionais no corpo, ao mesmo tempo em que outras pessoas disparam seus descontentamentos com a atriz, manifestando, também, suas opiniões políticas.

"Vcs entendem a diferença de fazer como a Alessandra Negrini, sair junto a lideranças indígenas, com acessórios e pinturas originais fazendo um protesto em prol da comunidade indígena, com comprar um cocar em barraca de carnaval e pintar a cara de tinta guache, né?", disse um internauta, em defesa da atriz.

"Sobre alessandra negrini 'vestida de indígena' em protesto à favor da comunidade indígena só tenho uma coisa a falar: pra falar sobre uma causa, você não precisa protagoniza- la, ou seja não precisa se personalizar como uma minoria pra que você possa dar voz a ela", disparou outro usuário, não muito satisfeito com o traje escolhido pela atriz. E você, o que achou? 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: