Eduardo Bolsonaro conturba relações com a China e ganha apoio incondicional de seguidores

Deputado utilizou o Twitter para culpar a China pela pandemia e estremece relações diplomáticas
Deputado utilizou o Twitter para culpar a China pela pandemia e estremece relações diplomáticas
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009, e apesar do dinamismo entre os países, Eduardo Bolsonaro decidiu que, em meio à pandemia do novo coronavírus, seria o momento certo para lançar ataques ao país que iniciou a disseminação, em publicação realizada em sua conta no Twitter na última quarta-feira (18). "Quem assistiu Chernobyl vai entender o q ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa", iniciou o deputado ao republicar um texto que relaciona a pandemia ao Partido Comunista da China.

"+1 vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste,mas q salvaria inúmeras vidas A culpa é da China e liberdade seria a solução", concluiu no post, que soma mais de 20 mil curtidas, 5 mil retweets e quase 8 mil comentários até o fechamento desta matéria. Na plataforma, o que se vê é uma onda de apoio incondicional à fala de Eduardo Bolsonaro, além, é claro, da exaltação ao presidente Jair Bolsonaro. 

Com a hashtag "VirusChines", bolsonaristas realizam ataques ao principal parceiro comercial do Brasil, com discursos de "ódio à ditadura" que entram em total ambiguidade racional com o que o próprio presidente defende. Wuhan foi a primeira cidade a apresentar infecções pelo novo coronavírus, e no final de fevereiro o prefeito Zhou Xianwang admitiu ter omitido informações sobre o surto da doença 

Diversas autoridades repudiaram o comentário de Eduardo Bolsonaro, incluindo o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. "A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty e a @camaradeputados. @BolsonaroSP @ernestofaraujo @RodrigoMaia", disse Wanming. Para outros, como Marco Feliciano, o filho do presidente tem total razão, e ainda sugeriu a expulsão do embaixador da China do país. 

Cuidados com Covid-19:

Se apresentar sintomas ou tiver contato com alguém com a doença, faça quarentena e evite superlotar hospitais. Sua contribuição é necessária!

Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: