Home Office: veja quais aplicativos usar para garantir o trabalho em casa

Em tempos de coronavírus, garanta sua produtividade e saúde
Em tempos de coronavírus, garanta sua produtividade e saúde
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

A quarentena necessária em várias partes do mundo por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) mudou a forma com que várias empresas lidam com o trabalho, mostrando a força da internet e da tecnologia nos dias de hoje. Os primeiros exemplos positivos do teletrabalho, ou home office, neste período de crise, vieram da China, onde o milhares de pessoas mostraram a capacidade de manter suas empresas ativas com mais de 2 meses de distanciamento social.

Confira as dicas de garantir um home office produtivo e manter as reuniões em dia:

1) Conexão com a internet de qualidade, webcam e microfone

Os itens básicos para conseguir trabalhar em casa tranquilamente como se estive no escritório. Dê sempre preferência à internet cabeada ao invés do WI-FI para garantir que não ocorram interferências ou paradas. Investir em bons microfones e fones são essenciais para garantir os itens seguintes de nossas dicas. Ouvir e ver os colegas com qualidade são essenciais para manter o ambiente corporativo.

2) Videoconferências

São vários aplicativos disponíveis para garantir uma videoconferência de qualidade, dentre eles destacamos: Google Hangouts, Skype, Zoom, Facebook, e até mesmo o Whatsapp. Para cada empresa é necessário verificar as suas necessidades. Para empresas pequenas, o WhatsApp garante a comunicação de 4 pessoas simultaneamente; para grandes empresas, o Zoom garante a participação de 50 pessoas simultâneas e a é uma ferramenta utilizada em países como a China, que possui restrições ao uso de redes sociais populares no ocidente.

3) Comunicação

Mesmo estando em casa, ficar muito tempo no WhatsApp nem sempre é uma opção, devido ao contato com familiares e amigos para conversas do dia-a-dia. Para facilitar a comunicação entre os colaboradores, o Slack garante a comunicação rápida para além do e-mail e faz integração com o Google Drive, Office 365 e o Trello.

4) Organização

Estar em casa não é sinônimo de bagunça! Para organizar todas as tarefas diárias, semanais e mensais de maneira colaborativa, o Trello faz este trabalho tanto individualmente quanto em grupo. Ele garante checklist dos pontos finalizados e destaca os mais importantes do projeto. 

5) Compartilhamento de arquivos

As pastas utilizadas por todos devem estar disponíveis para uso coletivo, pensando nisso, programas de compartilhamento de arquivos como o WeTransfer e o Google Drive são fundamentais. A versão gratuita do WeTransfer garante 2 GB de arquivos para até 20 e-mails e Google Drive, o armazenamento gratuito na nuvem possui 15 GB iniciais de capacidade gratuita.

Claro que, infelizmente não são todas as empresas que têm esta capacidade de garantir o home office e neste momento é fundamental manter a quarentena e garantir que aqueles que não podem ficar em casa consigam trabalhar em segurança e de maneira saudável.

Cuidados com Covid-19:

Se apresentar sintomas ou tiver contato com alguém com a doença, faça quarentena e evite superlotar hospitais. Sua contribuição é necessária!

Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: