Músicos paulistanos morrem após contrair coronavírus

Os músicos estavam no grupo de risco acima de 60 anos
Os músicos estavam no grupo de risco acima de 60 anos
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Na tarde desta quinta-feira (26) foram confirmadas as mortes da maestrina Naomi Munakata e o ex-diretor artístico do Theatro Municipal, Martinho Lutero, em decorrência do novo coronavírus. Naomi faleceu hoje e Lutero na quarta-feira, 25. Os músicos estavam dentro do grupo de risco, acima dos 60 anos.

Uma perda inestimável para a música e arte paulistana, Naomi Munakata era regente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, além de professora de música, diretora artística, regente do Coral Jovem do Estado, regente-assistente do Coral Paulistano e professora de faculdades. 

A musicista deu entrada no hospital no último dia 16 com dificuldade respiratória. Por meio de nota, a OSESP, divulgou o falecimento da maestrina, além do Theatro Municipal e do Prefeito Bruno Covas (PSDB). 

“Com pesar, a Fundação Osesp recebe a notícia que Naomi Munakata, Regente Honorária do Coro da Osesp desde 2014 e que foi titular do grupo de 1995 a 2013, faleceu hoje por complicações em decorrência da Covid-19. Seremos eternamente gratos pela contribuição inestimável dada por Naomi à música coral brasileira e, especialmente, à nossa instituição. Que o tempo conforte os corações de todos nós, demais amigos e familiares”.

Já o ex-diretor Martinho Lutero foi o fundador e maestro da da Rede Cultural Luther King (1970), além do diretor artístico do Theatro Municipal paulistano. Inicialmente, o teste do músico deu negativo para COVID-19, um novo exame foi realizado e teve o resultado positivo confirmado apenas após a sua morte. Por solicitação da família, as homenagens ao maestro serão realizadas posteriormente a este momento de grave crise da doença pelo país.

Cuidados com Covid-19:

Se apresentar sintomas ou tiver contato com alguém com a doença, faça quarentena e evite superlotar hospitais. Sua contribuição é necessária!

Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: