Coronavírus: Carreatas a favor de Bolsonaro e contra quarentena preocupam especialistas

Comerciantes realizam protestos a favor do presidente pelo Brasil
Comerciantes realizam protestos a favor do presidente pelo Brasil
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, o Governo Federal do Brasil já declarou enfoque na manutenção do comércio, custe o que custar. Após o pronunciamento de Jair Bolsonaro sobre a necessidade de retorno às atividades comerciais para que o país não entre em um suposto colapso fatal, e a divulgação da campanha "O Brasil Não Pode Parar" através dos canais midiáticos do Planalto, chegou a vez dos comerciantes, empresários e demais apoiadores do presidente da república manifestarem suas indignações em relação às medidas adotadas por governadores e prefeitos de cada região do país para contenção dos avanços da doença que já atingiu mais de meio milhão de pessoas no mundo.

Carreatas são realizadas em várias localidades, e algumas delas foram compartilhadas por Bolsonaro através de sua conta oficial no Facebook, onde exibiu, em destaque, a manifestação comemorativa realizada por comerciantes em Balneário Camboriú - SC na noite da última quinta-feira (26), após anúncio do governo de Santa Catarina sobre o plano gradativo de retomada da economia. Nos comentários da publicação, o presidente também aproveitou para mostrar outra carreata, em Ipatinga - MG, atraindo milhares de elogios de seguidores e relatos de pessoas que também estão preocupadas com os efeitos econômicos da pandemia. Mas os protestos não acabam por aí.

Presidente compartilhou carreata realizada em SC
Presidente compartilhou carreata realizada em SC
Presidente compartilhou carreata realizada em SC

Na manhã desta sexta-feira (27), manifestantes se reuniram em frente à Cidade Administrativa de Belo Horizonte para dar início à carreata em direção à Prefeitura, também com pedidos de suspensão das medidas que restringem as atividades comerciais e circulação de pessoas nas ruas. Na tarde desta sexta, em São Paulo, mais um protesto com carros, espalhado por vários bairros da capital. Na quinta, em Guarulhos - SP, dois apoiadores de Bolsonaro foram detidos após utilizarem um sistema móvel de som para disparar mensagens contrárias ao isolamento social, pedindo que as pessoas voltem ao trabalho. Especialistas de diversas áreas científicas, associações oficiais de medicina e a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) defendem o isolamento social como principal forma de frear o avanço do Covid-19, mas a meta governamental brasileira se distancia dos interesses relacionados à saúde e compra, acima de tudo, a briga da classe empresarial

Cuidados com Covid-19:

Se apresentar sintomas ou tiver contato com alguém com a doença, faça quarentena e evite superlotar hospitais. Sua contribuição é necessária!

Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita
Orientações em caso de suspeita

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: