Amazon anuncia "SXSW 2020" virtual, com streaming de filmes do festival por dez dias pela Prime Video

'Prime Video Presents SXSW 2020 Film Festival' ainda não tem uma data exata para chegar ao público, embora o plano seja para o final de abril
'Prime Video Presents SXSW 2020 Film Festival' ainda não tem uma data exata para chegar ao público, embora o plano seja para o final de abril
Carol Souza
Por Carol Souza

Embora o SXSW tenha sido cancelado devido a preocupações com o coronavírus, os organizadores recentemente fecharam um acordo com a Amazon para permitir que seus títulos de filmes para 2020 fossem transmitidos em uma espécie de festival virtual. Esses filmes estarão disponíveis por dez dias no Prime Video e serão apresentados via paywall, gratuitamente para todos os americanos.

Denominado "Prime Video Presents SXSW 2020 Film Festival" ainda não tem uma data exata para chegar ao público, embora o plano seja para o final de abril.

Leia também: Confira as novidades de filmes e séries do Amazon Prime no mês de abril

A safra de cineastas deste ano terá a opção de participar, e quem fizer isso receberá uma taxa de exibição não revelada. Há de se esperar ainda que ao menos alguns movimentos para optar por não participar aconteçam, especialmente aqueles com elencos repletos de estrelas que podem marcar uma reunião com a Netflix ou a Apple, se assim o desejarem.

Segundo Janet Pierson, diretora de cinema do SXSW, os organizadores passaram as últimas semanas procurando uma oportunidade como essa. 

"Desde que o SXSW foi cancelado pela cidade de Austin, estamos focados em como poderíamos ajudar os incríveis filmes e cineastas da programação do SXSW 2020 Film Festival. Ficamos encantados quando o Amazon Prime Video se ofereceu para sediar um festival de cinema on-line e aproveitou a oportunidade para conectar seu público aos nossos cineastas. Somos inspirados pela adaptabilidade e resiliência da comunidade cinematográfica, enquanto ela busca soluções criativas nessa crise sem precedentes", disse.

Esta é uma ótima notícia para projetos menores, que estavam contando com o SXSW para exposição, e talvez até melhores notícias para o próprio festival, que se encontra em dificuldades. Depois que o prefeito de Austin ordenou formalmente o cancelamento do SXSW, os organizadores anunciaram que não podiam pagar reembolsos e, posteriormente, demitiram um terço de sua equipe.

A pandemia do COVID-19 está prejudicando a indústria do entretenimento, e acordos como esse ajudarão as organizações de suporte à vida a sobreviver até o próximo ano.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: