Weintraub ignora diplomacia, ridiculariza a China e apaga publicação polêmica

Abraham Weintraub gerou polêmica após comentários sobre o coronavírus.
Abraham Weintraub gerou polêmica após comentários sobre o coronavírus.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Após Eduardo Bolsonaro, que utilizou as redes sociais para culpar a China pela pandemia do novo coronavírus, chegou a vez do ministro da Educação, Abraham Weintraub, ignorar a diplomacia internacional em comentários também realizados na internet. No final de semana, ele utilizou sua conta no Twitter para insinuar que a China poderia adquirir benefícios propositalmente com a crise mundial, em texto que ridicularizava o sotaque chinês, imitando o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, que sempre troca a letra "R" pelo "L" em suas falas. 

Trata-se de uma brincadeira bastante popular e, claramente, xenofóbica, reforçando uma teoria humorística de que os chineses não conseguiriam falar o português sem repetir os erros do personagem infantil de Mauricio de Sousa. No post, Weintraub chegou a dizer que a China sairia fortalecida após o término efetivo da pandemia em escala mundial, e que este faria parte de um plano do país de "dominar o mundo". 

"Geopolíticamente [sic], quem podeLá saiL foLtalecido, em teLmos Lelativos, dessa cLise mundial? PodeLia seL o Cebolinha? Quem são os aliados no BLasil do plano infalível do Cebolinha paLa dominaL o mundo? SeLia o Cascão ou há mais amiguinhos?", dizia o texto do ministro da Educação, que atribuiu ao Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, com inúmeras ocorrências catastróficas, o título de "melhor Enem de todos os tempos".

Não demorou muito para a Embaixada da China no Brasil retrucar a publicação, repudiando as falas de Weintraub e colocando o embaixador Wanming Yang como porta-voz dos pedidos de esclarecimento, cobrando uma retratação oficial do Governo Federal. 

"Nós somos cientes de que nossos povos estão do mesmo lado ao resistir às palavras racistas e salvaguardar nossa amizade", escreveu Yang em seu perfil pessoal no Twitter, marcando o perfil oficial do Ministério das Relações Exteriores e compartilhando a nota publicada pela Embaixada. "[...] tais declarações são completamente absurdas e desprezíveis, que têm cunho fortemente racista e objetivos indizíveis, tendo causado influências negativas no desenvolvimento saudável das relações bilaterais China-Brasil", diz o texto da Embaixada da China no Brasil, que pode ser lido, na íntegra, a seguir:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: