WhatsApp limita encaminhamento de mensagens a 1 envio por vez para combater fake news

Nota divulgada no site da empresa explica como funcionará o encaminhamento de mensagens a partir de agora.
Nota divulgada no site da empresa explica como funcionará o encaminhamento de mensagens a partir de agora.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A onda de desinformação se tornou um enorme empecilho para a contenção do avanço do coronavírus pelo mundo, e diversas companhias digitais de grande porte estão realizando esforços para frear informações duvidosas. Recentemente, Facebook e Twitter tomaram a decisão de apagar publicações do presidente Jair Bolsonaro que incentivavam aglomeração pública e reabertura do comércio. Nesta segunda-feira (6), o YouTube informou através de um porta-voz, para o The Guardian, que reforçou a política contra fake news e teorias da conspiração envolvendo a Covid-19. Desta vez, o WhatsApp anunciou a limitação do encaminhamento de mensagens a apenas um envio por vez, e rapidamente entrou para os assuntos do momento nas redes sociais, sobretudo porque a plataforma se tornou palco de inúmeras situações polêmicas envolvendo a trajetória política do atual presidente.

Recentemente, por exemplo, Bolsonaro foi acusado de crime de responsabilidade ao disparar mensagens de convocação às manifestações contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso realizadas no dia 15 de março. Além disso, opositores argumentam em torno da gradativa diminuição de poder do presidente, que também teve as redes sociais como fortes aliados durante o período de campanha eleitoral em 2018. 

Através de nota divulgada pelo site oficial, o WhatsApp deixou claro como funcionará o sistema a partir de agora: será utilizada a sinalização de setas duplas para mostrar ao usuário que a mensagem recebida foi criada por um remetente diferente de quem realmente a enviou. Para a companhia, trata-se de uma medida importante e justa com os usuários assíduos da plataforma. "Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp. Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez", revela a nota. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: