Álbum do ano? Fiona Apple é ovacionada por crítica e público com o "Fetch the Bolt Cutters"

Cantora gravou boa parte das músicas no próprio home studio.
Cantora gravou boa parte das músicas no próprio home studio.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Oito anos se passaram desde o último álbum de Fiona Apple, que acaba de lançar o seu mais novo trabalho de estúdio, "Fetch The Bolt Cutters", na íntegra, sob elogios fervorosos de pública e crítica, além dos destaques nos assuntos do momento nas redes sociais. A obra foi gravada pela artista em seu próprio home studio, na Califórnia, e contou com suporte de Sebastian Steinberg, David Garza e Amy Aileen Wood. 

Ovacionada pela crítica especializada, Fiona Apple já começa a ser apontada como uma das concorrentes a álbum do ano, além de ostentar a nota 10 no Pitchfork. A completa resenha da revista Variety também constata uma reação impressionante com a obra, que merece ser ouvida na íntegra para que sejam captadas todas as nuances e expressões presentes em cada melodia e nos elementos percussivos incrivelmente hipnotizantes. 

Leia mais: Fiona Apple diz que novo álbum deve ser lançado "muito em breve"

"Nossa companheira de quarentena ainda tinha algo a provar, gostasse ou não, de que ela não estava desperdiçando sua capacidade de nos mudar. Em vez de parecer tão complicado quanto obviamente era, 'Fetch the Bolt Cutters' soa tão fresco quanto algo que passou pela mente fértil de Apple há 10 minutos. Pode ser muito cedo para dizer que é o álbum mais satisfatório do ano, mas se ainda houver algo tão bom pela frente, 2020 não terá sido uma perda de tempo, afinal", diz Chris Willman, da "Variety". 

Rachel Handler, da "Vulture", destaca as mudanças sonoras de Apple em relação ao último trabalho, lançado há bastante tempo. "O FTBC também marca uma mudança de tom para a Apple: o álbum é menos melancólico do que seus trabalhos anteriores - é engraçado, zangado e às vezes triunfante. Está cheio de jogos de palavras e experiências sonoras singulares: cães latindo, supermodelos miando, cantando, sinos", destaca Handler. 

Apple contou com apoio, mas tomou todas as decisões finais sobre como deveriam ficar as canções do álbum, além de ter iniciado as gravações por conta própria, utilizando-se, boa parte das vezes, do aplicativo Garage Band, em seu iPhone.

Ouça "Fetch the Bolt Cutters":

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: