Mestre do Sabor x MasterChef: Qual é melhor? Vote na enquete

Internautas seguem discussão para definir qual é o melhor programa culinário do país
Internautas seguem discussão para definir qual é o melhor programa culinário do país
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

MasterChef Brasil e Mestre do Sabor são os dois maiores programas culinários da televisão brasileira e, sem dúvida, geram preferências diferenciadas entre o público, que já está, obviamente, mais engajado com o reality da Band, no ar há seis anos, mas também com abertura para continuar dando uma chance ao "caçula de outra mãe", que também reúne ótimos competidores e grandes chefs no time de jurados. 

Atualmente, Mestre do Sabor exibe a segunda temporada, inédita, toda quinta-feira, e tem entre os competidores dois ex-participantes do MasterChef, Dário Costa e Francisco Pinheiro, que não conseguiram faturar o grande prêmio nas passagens pela Band, mas ganharam da Globo a oportunidade que tanto esperavam, mostrando que, além de ótimos cozinheiros, também evoluíram bastante desde a última aparição em TV nacional. 

Dário, inclusive, comentou recentemente sobre as duas atrações, deixando bem clara sua opinião negativa sobre o MasterChef, que segundo ele não leva a carreira e imagem dos competidores tão a sério, sobretudo quando os jurados disparam os famosos comentários agressivos em relação aos pratos considerados ruins. "O Mestre do Sabor tem um cuidado com o profissional muito maior. Eles são muito mais cuidadosos em relação ao que vão falar. Eles conseguem fazer uma crítica sem ser agressivos", explicou o chef do restaurante Madê em entrevista ao portal Na Telinha. 

Nas redes sociais, entretanto, os internautas são enfáticos ao ressaltarem a qualidade de entretenimento do MasterChef, que atualmente exibe a reprise da primeira versão do programa com competidores profissionais, toda terça-feira, e também promove transmissões ao vivo no YouTube com a apresentadora Ana Paula Padrão e os jurados, Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Paola Carosella, toda quarta-feira, com os chefs e a própria apresentadora submetidos ao famoso desafio da Caixa Misteriosa. O reality da Band também se preocupa em manter o conteúdo sempre disponível para os fãs no YouTube, onde também são publicadas versões comentadas de provas antigas e conteúdos inéditos, representando a paixão pela gastronomia de forma mais ativa e direta com o público. 

A verdade é que cada programa tem seu estilo. O MasterChef, herança da franquia televisiva criada por Franc Roddam no Reino Unido, possui um formato agressivo que funciona praticamente da mesma forma em mais de 40 países, e dá certo. Mestre do Sabor tem grandes similaridades com o também recente "The Final Table", do escritor e crítico de culinária Andrew Knowlton, e apresenta uma equipe principal com postura diferente, mais simpática e sorridente, em um formato que também valoriza o trabalho conjunto dos competidores com os próprios jurados através dos times criados na fase inicial. 

Dito isso, chegou a sua vez de decidir: 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: