Sour Candy x Swish Swish: Fãs comparam singles de Lady Gaga e Katy Perry

Internautas discutem semelhanças entre o novo single de Gaga com a música de Perry lançada em 2017
Internautas discutem semelhanças entre o novo single de Gaga com a música de Perry lançada em 2017
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Sour Candy mal chegou para o público, e já surgem as primeiras polêmicas. Internautas perceberam no single de Lady Gaga em parceria com o grupo sul-coreano BLACKPINK uma semelhança com Swish Swish, de Katy Perry e Nicki Minaj, e deram início a uma grande discussão no Twitter, que envolve elogios pela qualidade de ambas as músicas, críticas por terem recebido o novo single de forma mais positiva e até acusações de plágio. 

Antes de tudo, é preciso entender que Chromatica, o novo álbum de Gaga, possui relações muito fortes com a dance music, que comumente utiliza samples, resgatando detalhes antigos e mesclando em novos sons que, acima de qualquer coisa, devem gerar um sentimento: a vontade de dançar. Sour Candy faz exatamente isso, mas será que a música não é tão original assim? Vamos às comparações:

As duas, de fato, têm semelhanças, mas possuem construções diferentes, sobretudo nos breaks, quando Gaga claramente insere com maior precisão as suas características, percorrendo pelo filtro dos graves em meio às vozes e mantendo o ritmo da música, ao contrário de Perry, que utiliza artifícios mais melódicos para se preparar aos retornos do tema, evidenciando atmosferas diferenciadas em cada single. Mas o que os fãs estão achando? Vamos ver:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: