Serj Tankian sobre Trump em bunker: "Primeiro presidente dos Estados Unidos a correr de seus cidadãos por medo"

Em rede social, o músico criticou o presidente classificando-o como 'outros líderes antidemocráticos corruptos'.
Em rede social, o músico criticou o presidente classificando-o como 'outros líderes antidemocráticos corruptos'.
Carol Souza
Por Carol Souza

Serj Tankian, vocalista do System Of a Down e um dos músicos mais relacionados ao ativismo político e ambiental, criticou mais uma vez o presidente dos EUA Donald Trump por não fazer um discurso formal à nação, enquanto cidades em todo o país enfrentavam vários dias e noites de protesto pela morte de George Floyd.

Na noite deste último domingo (31), Tankian foi ao seu Instagram para compartilhar um artigo do The Guardian intitulado "Trump fugiu para bunker enquanto protestos contra George Floyd se enfureceram do lado de fora da Casa Branca" onde incluiu seguinte mensagem: "Corra Donny, corra para seu bunker. Você pode ser o primeiro presidente dos EUA a fazê-lo por medo de seus próprios cidadãos".

Sem rodeios, Tankian continuou: "Um líder real abordaria a nação adequadamente e um homem real enfrentaria os manifestantes nas ruas pessoalmente. Mas, como outros líderes antidemocráticos corruptos no passado, você percebeu que eles não são o seu povo, pois você não é realmente nosso presidente".

Rebatendo as falas raivosas contra os manifestantes proferidas pelo presidente, que inclusive afirmou que todos deveriam ser considerados terroristas, Tankian prosseguiu: "Esses protestos não são apenas sobre raça, mas sobre injustiças institucionais que começam com a faculdade eleitoral da era dos escravos que o coloca no poder, empresas de lobby da K Street, superdelegados de uma corporatocracia neoliberal duopolista de dois partidos cujo dia chegou". "Você faz da antifa uma organização terrorista, mas não da KKK?".

Tankian ainda citou as manifestações de sua terra natal, a Armênia, de 2018, dizendo que o sucesso das mesmas pode ser aplicado em qualquer país do mundo: "As lições da revolução pacífica e bem-sucedida de 2018 na Armênia podem ser aplicadas nos EUA e em outras partes do mundo. Coordene on-line e bloqueie todas as ruas de todos os lugares e force o regime a renunciar. Chegou a hora. Chegou a sua hora @realdonaldtrump".

De acordo com a NBC News, alguns dos conselheiros de Trump argumentaram contra os discursos presidenciais em resposta à maior agitação que o país já viu em décadas, pontuando que táticas policiais fortes são a melhor maneira de parar a violência e os saques que ocorreram em algumas áreas.

No domingo, Trump twittou que os Estados Unidos designariam o movimento Antifa como uma "organização terrorista", culpando-os pela liderança dos confrontos com a polícia e saques em cidades dos EUA desde o assassinato de Floyd, um homem negro desarmado que foi imobilizado e asfixiado pela pressão do joelho de um policial em seu pescoço até a morte em Minneapolis.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: