Dating Amber: novo filme da Amazon Prime Video aborda adolescentes gays contra o bullying

 O longa estreia no catálogo do Amazon Prime Video no dia 4 de Junho.
O longa estreia no catálogo do Amazon Prime Video no dia 4 de Junho.
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

A nova comédia irlandesa de amadurecimento da Amazon Prime Video, Dating Amber, irá estrear nesse mês de junho e conta com o diretor-escritor David Freyne, destacando-se como seu segundo longa-metragem.

O filme é focado em um jovem casal em meados dos anos 90, que precisam lidar com os altos e baixos da vida adolescente. Mas, este não é só mais um filme de comédia romântica adolescente! Tanto Eddie (Fionn O'Shea) quanto Amber (Lola Petticrew) são gays, mas temem contar para suas famílias ou colegas por medo e preconceito. Na tentativa de esconder a verdade de todos, eles fingem ser um casal. Inicialmente a ideia funciona bem, até que Amber começa a perceber que ela não pode mais viver uma mentira.

O roteiro de Freyne organiza minuciosamente as modas, a música e as atitudes da época, com o uso mínimo de clichês. Além disso, o diretor é amplamente ajudado pelas estrelas O'Shea e Petticrew, que possuem química fidedigna durante o longa.

Em entrevista à The Irish Times, o diretor disse: "No minuto em que recebemos as fitas de Fionn e Lola, soubemos que eram especiais". E completou: “Havia algo elétrico entre eles que brilhava. Este filme só funciona se as pessoas compram que eles se amam como melhores amigos. Os ensaios eram uma maneira de garantir que eles estavam saindo juntos. Então, eu e meu diretor de fotografia estávamos procurando um local um dia e vimos os dois a caminho de uma festa - bebendo um copo de vinho. Nós pensamos: 'sim, nós conseguimos'".

Sharon Horgan (A Noite do Jogo) e Barry Ward (Extra Ordinary) interpretam os pais de Eddie, e abordam um casamento infeliz em um período na Irlanda em que o divórcio não era legalizado. David Freyne aborda várias outras pautas sociais da época e que estão presentes até hoje, doutrinação social e religiosa que impede os jovens de contarem sobre suas orientações sexuais, relata o bullying cometido pelos colegas que relatam a homossexualidade como pecado, entre outros. 

O longa irá estrear no catálogo do Amazon Prime Video no dia 4 de Junho.

Confira o trailer de "Dating Amber":

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: