Após críticas Krist Novoselic, do Nirvana, esclarece seu apoio à Trump

'Acredito em uma sociedade civilizada e que todos temos que trabalhar para isso', disse.
'Acredito em uma sociedade civilizada e que todos temos que trabalhar para isso', disse.
Carol Souza
Por Carol Souza

Krist Novoselic foi recebido com fortes críticas nas mídias sociais nesta semana, depois que disse que o presidente Trump "lançou pra fora [referência esportiva]" com um discurso ameaçando mobilizar as forças americanas contra manifestantes. Agora, o baixista do Nirvana está esclarecendo sua posição, sem exatamente recuar em seu comentário inicial.

Em um breve resumo, Trump realizou um discurso no Jardim de Rosas da Casa Branca na segunda-feira (1) em resposta aos protestos de várias cidades que eclodiram após a morte de George Floyd enquanto estava sob custódia da polícia. Trump se autodenominou "presidente da lei e da ordem" e disse que "soltaria as forças armadas dos Estados Unidos" se governadores e prefeitos não conseguissem conter os protestos violentos que surgiram em meio aos protestos.

Em um post em sua página pessoal no Facebook, Novoselic elogiou Trump, dizendo: "Eu sei que muitos de vocês não o suportam, no entanto, Trump o lançou pra fora [referência esportiva] com esse discurso". E acrescentou: "A maioria dos americanos deseja paz em suas comunidades e o Presidente Trump falou sobre esse desejo. Não importa os detalhes legais que poucos entendem - Trump disse que iria parar a violência e isso fala por muitos".

Ao indicar que ele não concordou com o plano de Trump de usar os EUA Forças militares, o veterano músico de grunge afirmou que "a violência (não os protestos) aparece como uma insurreição de esquerda".

Já nesta quarta (3), após duras críticas na web, Novoselic tentou explicar seu ponto de vista, entretanto, sem recuar completamente em sua posição já declarada em seus comentários iniciais. 

"Para esclarecer algumas coisas: como independente declarado, não apoio um grande partido ou candidato. E é uma loucura ter que dizer isso, mas não apoio o fascismo nem apoio um estado autoritário. Eu acredito em uma sociedade civilizada e que todos nós temos que trabalhar para isso. Amor e obrigado a quem quiser ler isso".

No entanto, até o esclarecimento, o músico teve que lidar com comentários como: "Krist, eu te amo, mas nunca é uma boa ideia elogiar um opressor. Quero dizer, tenho certeza de que muitos ditadores fizeram discursos fortes no passado. A maneira como eles disseram, não os tornavam menos terríveis".

Outro usuário da web citou seu ex-companheiro de Nirvana e não foi tão ameno, escrevendo: "Dave Grohl fez uma ótima música e foi um cara incrível. Você, por outro lado, é apenas um homenzinho de mente pequena".

O esclarecimento de Novoselic, junto com o comentário original, estão publicados abaixo:

Esclarecimento dado em sua página no Facebook
Esclarecimento dado em sua página no Facebook
Esclarecimento dado em sua página no Facebook
Esclarecimento dado em sua página no Facebook
Esclarecimento dado em sua página no Facebook
Esclarecimento dado em sua página no Facebook

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: