Little Mix: Em vídeo, Leigh-Anne se emociona ao falar sobre racismo na indústria musical

A cantora discursou pouco depois que a colega de grupo, Jade Thirlwall, reclamou de jornais que confundiam as duas
A cantora discursou pouco depois que a colega de grupo, Jade Thirlwall, reclamou de jornais que confundiam as duas
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Leigh-Anne Pinnock, uma das estrelas do grupo Little Mix, falou abertamente sobre as experiências de racismo vividas no mundo do entretenimento, particularmente referindo-se à indústria musical, em vídeo publicado em sua conta oficial no Instagram nesta sexta-feira (5). Na legenda, a cantora afirma que tem sentido um enorme peso com "tudo o que estamos vendo online e ouvindo nos noticiários", apresentando o contexto pessoal como mulher, negra, alcançando seu espaço na indústria e, mesmo assim, sofrendo com rotinas desgastantes de preconceito. 

"No passado, mencionei algumas experiências pessoais que foram desencadeadas devido à minha raça. Mais do que nunca, senti que era hora de ser completamente aberta e honesta com todos vocês porque, finalmente, o mundo está acordado e as pessoas querem ouvir, ajudar e entender", destacou Pinnock. "Eu não estou fazendo este vídeo por simpatia ou para você assistir e depois seguir a vida normal. Estou fazendo isso porque basta e espero que, ao compartilhar isso, todos possamos fazer mais para entender o racismo. Ao fazer isso, somos capazes de abordar a questão maior e acabar com o racismo sistemático. Tudo o que queremos é igualdade e justiça para nossa comunidade negra", explica a cantora, que fala muito mais no vídeo, mencionando episódios pessoais. 

"Nove anos atrás, depois de me juntar ao Little Mix, tive o maior despertar da minha vida. Quando estávamos filmando 'Wings', trabalhamos com Frank Gatson, ele me disse: 'Você é a garota negra, você tem que trabalhar 10 vezes mais'. Mais tarde, o que Frank Gatson disse, eu soube que estar na maior banda de garotas do mundo vinha com seus problemas", disparou Leigh-Anne, também afirmando que aprendeu a enxergar que é preciso tomar precaução com tudo que é dito às câmeras, ou por trás delas. "Você aprende que, ao expressar sua opinião sobre a falta de diversidade no setor, é como dar um tapa no ouvido contra uma parede de tijolos", destacou. 

Ela ainda chocou muitos seguidores ao revelar que se sente solitária quando se apresenta para países predominantemente brancos. "Canto para fãs que não me vêem ou me ouvem ou me aplaudem. Minha realidade se resume à ansiedade antes de eventos ou contratações de fãs, porque eu sempre me sinto como a menos favorecida. Minha realidade está constantemente sentindo que tenho que trabalhar 10 veze mais e mais para marcar meu lugar no grupo, porque meu talento por si só não é suficiente", disse a cantora, emocionada e claramente incomodada com o poder ainda imperante do racismo na sociedade. 

Os comentários de Leigh-Anne chegam pouco depois que Jade Thirlwall criticou portais de notícia que a confundiram com a colega, compartilhando uma captura de tela de uma manchete que mostrava uma foto de Leigh-Anne e seu noivo Andre Gray para vender uma história sobre Jade. Ela escreveu: "Se você deseja copiar e colar artigos de outros meios de comunicação confiáveis, verifique se está usando uma imagem do membro de raça mista correto do grupo", lamentando o fato de que a confusão acontece o tempo inteiro e chegou a virar piada nas redes sociais. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: