J.K. Rowling decepciona fãs por fala Transfóbica no Twitter

Os comentários de J.K. Rowling estão entre os assuntos mais comentados no Twitter deste sábado (6)
Os comentários de J.K. Rowling estão entre os assuntos mais comentados no Twitter deste sábado (6)
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

A famosa escritora J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, se envolveu em uma polêmica neste sábado (6) no Twitter ao abordar transexualidade. Sua mensagem foi considerada transfóbica.

Tudo começou quando Rowling comentou um artigo do site de saúde global Devex intitulado "Opinião: Criando um mundo pós-COVID-19 mais igual para as pessoas que menstruam". E escreveu no post: "Pessoas que menstruam. Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude. Wumben? Wimpund? Woomud?"

Seus seguidores e outras pessoas no Twitter imediatamente chamaram os comentários da autora de "anti-trans" e "transfóbicos", relembrando que pessoas trans, não-binárias e não-conformes com o gênero também podem menstruar. Entretanto, a resposta de Rowling foi continuar o tweet criticando a ideia de que o senso biológico de alguém não é real.

"Se o sexo não é real, não há atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida das mulheres em todo o mundo é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de maneira significativa. Não é ódio falar a verdade". O fio da autora relata todo o seu pensamento em relação as mulheres e mulheres trans: "Respeito o direito de toda pessoa trans de viver da maneira que lhe parecer autêntica e confortável. Eu marcharia com você se você fosse discriminado por ser trans. Ao mesmo tempo, minha vida foi moldada por ser mulher. Não acredito que seja odioso dizer isso".

Ela acrescentou que respeita o direito das pessoas trans de viver confortavelmente e, mais tarde, atacou as pessoas que a chamavam de TERF, uma feminista radical trans-excludente. Por outro lado, esta não é a primeira vez que J.K. se envolve em uma polêmica sobre o assunto, gerando ainda mais decepção dos fãs de suas obras.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: