Após fala em rede social J.K. Rowling é acusada de transfobia novamente

'Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos discutirem significativamente suas vidas'
'Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos discutirem significativamente suas vidas'
Carol Souza
Por Carol Souza

No final do ano passado, a autora de "Harry Potter", J.K. Rowling recebeu acusações de transfobia depois de expressar seu apoio a Maya Forstater, uma pesquisadora que foi demitida do Centro de Desenvolvimento Global após se opor a mudanças na Lei de Reconhecimento de Gênero que permitiria que os indivíduos se auto-identificassem.

Em uma mensagem postada na época, Rowling escreveu: "Vista-se como quiser. Chame a si mesmo como quiser. Durma com qualquer adulto que aceite você. Viva sua melhor vida em paz e segurança. Mas forçar as mulheres a deixarem seus empregos por afirmarem que o sexo é real?"

Rowling aparentemente não se impressionou nenhum pouco com as críticas de seus comentários anteriores, pois a gigante literária twittou comentários mais problemáticos e transfóbicos nesta última semana sobre pessoas trans, não-binárias e não conformes com gênero.

Comentando um artigo intitulado "Opinião: Criando um mundo pós-COVID-19 mais igual para as pessoas que menstruam", Rowling escreveu em resposta: "'Pessoas que menstruam'. Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude. Wumben? Wimpund? Woomud?"

"Se o sexo não é real, não há atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida das mulheres em todo o mundo é apagada", acrescentou Rowling. "Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de maneira significativa. Não é ódio falar a verdade".

Rowling tentou descartar a natureza inflamatória de seus comentários, dizendo que "é empática com pessoas trans há uma década". Ela continuou: "Eu respeito o direito de toda pessoa trans de viver da maneira que lhe parecer autêntica e confortável. Eu marcharia com você se você fosse discriminado com base em ser trans".

Mas "ao mesmo tempo", concluiu Rowling, "minha vida foi moldada por ser mulher. Não acredito que seja odioso dizer isso".

Rowling acompanhou seus comentários retweetando uma mensagem de apoio que recebeu, que afirmava: "@jk_rowling identificou por que tantos espreitadores gays estão preocupados com a nova versão do ativismo trans. Costumávamos ser camaradas de armas com nossos parceiros até que alguns extremistas insistiam que o sexo biológico era uma ilusão. Nossas proteções legais e nossas identidades são baseadas nisso". Ela também postou um link para um artigo intitulado "Carta anônima de uma lésbica apavorada" e citou uma frase: "Eu nunca me senti tão jogada pra baixo, ignorada e alvejada como lésbica *dentro* de nossa suposta comunidade GLBT como já falei acima, nos últimos dois anos".

Os fãs, claramente não gostaram nada da posição da autora, o que gerou críticas na web, mais uma vez. Entretanto, alguns fãs ressaltaram que não era a primeira vez que Rowling apresentava sinais de transfobia e que, era necessário saber separar a pessoa de sua obra.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: