Coronavírus: Como a Nova Zelândia conseguiu erradicar a doença?

Primeira-ministra Jacinda Ardern adotou restrições severas desde o início da pandemia
Primeira-ministra Jacinda Ardern adotou restrições severas desde o início da pandemia
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Sorridente, a primeira-ministra Jacinda Ardern anunciou nesta segunda-feira (8) que suspenderia todas as restrições sociais e econômicas na Nova Zelândia, com exceção do controle de fronteira, após confirmar que o novo coronavírus foi erradicado no país. A pergunta que muitos fazem neste momento é "como isso foi possível"? Primeiramente, é preciso destacar as ações rápidas e eficientes tomadas por Ardern em meio à pandemia, sobretudo em uma realidade política mundial dominada pelos homens (segundo a ONU, somente 7% dos cargos de liderança globais são ocupados por mulheres). 

Testes em massa, argumentos científicos como base dos projetos de controle da doença, rápidas intervenções gerais nas cidades, medidas de isolamento efetivas e uma relação direta e transparente com a população são alguns dos destaques no comando da primeira-ministra, que conseguiu inserir a Nova Zelândia em um patamar histórico, como um dos primeiros países a voltar à normalidade após o início do surto. 

Com isso, as funcionalidades padrões voltam a acontecer sem restrições, incluindo eventos públicos e privados, reabertura do comércio de varejo, redes de hotéis, transporte público, entre várias outras ações que até então não estavam permitidas. Mesmo assim, Ardern é enfática ao dizer que o trabalho ainda não está concluído, sem negar que "este é um marco", agradecendo pelo forte empenho da população em respeitar as medidas de controle do vírus.

"Estamos confiantes de que eliminamos a transmissão do vírus na Nova Zelândia por enquanto, mas a eliminação não é por acaso, é um esforço sustentado", garante a primeira-ministra, que segue um fluxo completamente oposto de outras nações, como o Brasil, que aparece atualmente como epicentro da Covid-19.

Com pouco menos de 5 milhões de habitantes, a Nova Zelândia passou por 75 dias de restrições severas, incluindo sete semanas de quarentena rígida e o fechamento massivo de empresas, com exceção de empregos essenciais. Em seu discurso nesta segunda, Ardern, além de evidenciar os ganhos poderosos do país, também demonstra um enorme carisma e chegou a fazer uma brincadeira sobre a reação eufórica e dançante que teve em frente à filha de 2 anos ao descobrir que não havia novos casos da doença no país: "Ela foi pega um pouco de surpresa e se juntou a mim, sem ter absolutamente nenhuma ideia de por que eu estava dançando pela sala". 

Ardern, desde o início da pandemia, especificou que sua pretensão não era conter a Covid-19, e sim elimina-la do país, interrompendo completamente o ciclo de transmissão. Isso quer dizer que o trabalho continuará evidente após o relaxamento das restrições. Os visitantes recém-chegados no país, por exemplo, serão todos testados e colocados em quarentena, e as fronteiras permanecem fechadas.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: