Recorde! Chromatica é o sexto álbum #1 de Lady Gaga em menos de 10 anos

Cantora é uma das únicas oito mulheres que alcançaram o feito.
Cantora é uma das únicas oito mulheres que alcançaram o feito.
PorMarcos Henderson08/06/2020 13h09

Recorde é uma palavra que parece combinar com Lady Gaga. Seu mais novo álbum, Chromatica, é o sexto consecutivo a garantir o 1º lugar na Billboard 200, garantindo à estrela um novo marco histórico para a carreira, conquistando o título anteriormente pertencente a Taylor Swift, que emplacou seis álbuns #1 em 10 anos. Com isso, a nova obra da Mother Monster já é apontada como a maior do ano entre os lançamento femininos. 

Na primeira semana, Chromatica vendeu 205 mil cópias, incluindo pacotes de mercadorias e pacotes com ingressos de shows e outros itens promocionais vinculados ao álbum. Já as unidades de streaming totalizaram 65 mil (cerca de 87,16 milhões de streams sob demanda das faixas do álbum, a maior para um álbum pop em 2020). 

Ao longo dos últimos nove anos, Gaga emplacou inúmeros sucessos com os álbuns "Born This Way" (2011), "Artpop" (2013), "Cheek to Cheek" (2014), "Joanne" (2016), "A Star Is Born" (2018) e "Chromatica". Com 34 anos de idade, ela se junta às únicas oito mulheres que alcançaram pelo menos seis álbuns número 1 ao longo de suas carreiras. As demais são: Beyoncé (6), Mariah Carey (6), Britney Spears (6), Taylor Swift (6), Janet Jackson (7), Madonna (9) e Barbra Streisand (11).

Chromatica estava programado para estrear em 10 de abril, mas sofreu adiamento para o dia 29 de maio devido à pandemia do novo coronavírus. Antes do lançamento, Gaga lançou dois singles, "Stupid Love", que alcançou o 5º lugar na Billboard Hot 100 em fevereiro, e "Rain on Me", colaboração com Ariana Grande que estreou em 1º lugar na Hot 100

O disco ainda reúne outras parcerias de peso, começando pelo time de produtores composto por grandes nomes como Burns, Justin Tranter, BloodPop, Max Martin e Rami Yacoub até a lista de participações diretas nas músicas, como o single "Sour Candy", com o grupo Blackpink, e o dueto "Sine From Above", com Elton John e produção de Axwell. 

+Chromatica

Comentários

Sobre o autorMarcos Henderson
Publicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson