Jenny Slate anuncia saída de "Big Mouth", da Netflix: "Personagens negros devem ser dublados por pessoas negras"

Anúncio foi feito pela atriz, comediante e dubladora em uma declaração em rede social.
Anúncio foi feito pela atriz, comediante e dubladora em uma declaração em rede social.
Carol Souza
Por Carol Souza

A série animada da Netflix "Big Mouth", que trata das mudanças enfrentadas por todos ao passar pelo período da puberdade, está experimentando um novo surto de crescimento. Depois de passar três temporadas dublando a personagem negra Missy, a comediante, atriz e dubladora Jenny Slate deixou o papel. O motivo? De acordo com ela mesma, ela vai deixar o posto para que um ator negro possa ocupá-lo.

Slate revelou sua decisão nesta quarta (24) em uma longa declaração publicada em seu perfil no Instagram. No post, ela explica que inicialmente acreditava que era "permitido" dublar Missy na série indicada ao Emmy porque a mãe do personagem é judia e branca, o que Slate é na vida real.

"Mas Missy também é negra, e os personagens negros de um programa de animação devem ser interpretados por negros", diz o comunicado. Slate então reconhece que ela estava "se envolvendo em um ato de apagamento do povo negro" e que tanto o fato de ela receber o papel quanto sua decisão de aceitá-lo são exemplos de privilégio branco e supremacia social branca.

"Quando olho para a natureza e o surgimento de minha própria voz e comédia, sei que cometi erros ao longo do caminho", escreve Slate. "Não posso mudar o passado, mas posso assumir a responsabilidade por minhas escolhas. Continuarei engajada em ações anti-racistas significativas, atenciosa com as mensagens do meu trabalho, curiosa e aberta ao feedback e fazendo o possível para assumir a responsabilidade pela maneira como faço parte do problema. O mais importante, porém, é para quem magoei: sinto muito. Vozes negras devem ser ouvidas. Black Lives Matter".

Slate pediu aos produtores do programa a mudança e eles concordaram. Em seu próprio post no Twitter, os criadores Nick Kroll, Andrew Goldberg, Mark Levin e Jennifer Flackett escrevem: "Estamos orgulhosos da representação que Missy ofereceu a mulheres de cor, e planejamos continuar essa representação e aumentar ainda mais o caráter de Missy, quando escalarmos um novo ator negro para interpretá-la".

"Big Mouth" foi recentemente renovada por mais três temporadas, garantindo um futuro à frente da sexta temporada. Felizmente para os fãs, a pandemia de coronavírus não diminuiu o andamento da produção. De fato, "Big Mouth" é uma das muitas séries de TV animadas que continuam em produção enquanto o restante da indústria permanece em espera.

Vale ressaltar que Slate já gravou as falas de Missy para a quarta temporada, o que significa que provavelmente não ouviremos a voz de seu substituto, ou substituta, no papel até a quinta temporada.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: