Dua Lipa desencadeia um intenso debate on-line após tweet sobre indígenas

O tweet logo se tornou viral após a postagem de Dua Lipa na noite passada.
O tweet logo se tornou viral após a postagem de Dua Lipa na noite passada.
Carol Souza
Por Carol Souza

Um tweet postado por Dua Lipa falando sobre os direitos dos indígenas albaneses kosovares provocou um feroz debate online da noite para o dia. Compartilhado junto a uma foto na noite passada, 19 de julho, o tweet mostra um mapa da Albânia com seu emblema, ao lado de uma frase que afirmava que os albaneses kosovares são um grupo de pessoas indígenas.

Dua escreveu: "au•toch•tho•nous - adjetivo autônomo (de um habitante de um lugar) indígena, em vez de descendente de migrantes ou colonos". A família de Lipa tem herança albanesa e a artista, nascida em Londres passou parte de sua infância em Kosovo.

O tweet logo se tornou polêmico e viral, com parte das mídias sociais desafiando a declaração de Lipa, vinculando-a a uma ideologia de extrema-direita da "Grande Albânia" e questionando a precisão da declaração.

Muitos outros, incluindo a conta no Twitter da "Team Albanians", apoiaram Dua Lipa, dizendo que seu tweet não era "discurso de ódio" como algumas frações on-line consideravam, e outros apontaram que a alegação de que os albaneses de Kosovo não são verdadeiros albaneses era por si mesma uma reivindicação feita por algumas facções de extrema direita.

No Twitter, a equipe albanesa escreveu: "Este tweet não é um discurso de ódio! Dua está desmerecendo as perigosas reivindicações de extrema direita de que os albaneses não são indígenas nos Bálcãs. Essa mesma ideologia foi usada até pela Sérvia para justificar o genocídio. Guerra do Kosovo: 1 milhão de refugiados, 11 mil mortos e mais de 20 mil estuprados. #Nunca se esqueça".

Eles também acrescentaram: "A artista feminina mais transmitida do mundo desmascara a ideologia de extrema direita perigosa de que 'os albaneses não são povos indígenas' com apenas um tweet".

No início deste mês, Lipa se juntou a Charli XCX e Elton John e mais ao assinar uma carta aberta ao governo pedindo a proibição da "terapia de conversão". A prática é usada com o objetivo de "alterar a orientação sexual ou a identidade de gênero de um indivíduo", de acordo com a definição do Projeto Trevor. A carta foi endereçada a Liz Truss, a Ministra da Mulher e da Igualdade, e pediu que ela "introduzisse uma proibição verdadeiramente eficaz da 'terapia de conversão'".

Enquanto isso, Lipa foi uma dos vários artistas que participaram de protestos do "Black Lives Matter em Londres" no mês passado, com manifestações em todo o mundo após a morte de George Floyd, sob custódia policial em Minneapolis em maio.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram Dua Lipa na multidão no protesto ao lado de seu namorado, Anwar Hadid. Outros participantes incluíram Primal Scream, Sam Smith e Ghostpoet.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: