10 anos de One Direction: Conheça a história completa do grupo

Quinteto surgiu em 2010, no X Factor, e apesar de não sair vitorioso do programa, garantiu estrelato histórico
Quinteto surgiu em 2010, no X Factor, e apesar de não sair vitorioso do programa, garantiu estrelato histórico
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Após meses de especulações e muitas dúvidas, o One Direction finalmente revelou alguns dos planos para o tão aguardado aniversário de 10 anos do grupo. Conforme relatado pelo "E! Online", eles estão trabalhando em um vídeo especial para comemorar a ocasião diretamente com os fãs, os maiores responsáveis pelo sucesso absoluto dos rapazes que entraram em hiato e, após dois anos sem publicar nada nas redes sociais, o quinteto decidiu provocar ainda mais a ansiedade dos fãs nesta quarta-feira (22). "Amanhã! Vocês e nós temos muita história #10YearsOf1D", dizia o post emblemático. Veja:

  • O surgimento do One Direction
A boyband surgiu no X Factor, e apesar de não sair vitoriosa, garantiu o estrelato
A boyband surgiu no X Factor, e apesar de não sair vitoriosa, garantiu o estrelato
A boyband surgiu no X Factor, e apesar de não sair vitoriosa, garantiu o estrelato

Formada por Harry Styles, Liam Payne, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan, o One Direction teve origem na edição britânica do reality show "The X Factor", em 2010. Eliminados da atração, os cinco cantores decidiram manter a banda viva, nesta que talvez tenha sido a melhor decisão de suas vidas. Na época, o quinteto era bem jovem, com idades de 16 a 18 anos, mas a proposta não era cantar como grupo, e sim com performances individuais, mas eles foram recusados na fase chamada de "Bootcamp". Simon Cowell já havia percebido o talento dos rapazes e não queria deixa-los escapar, fazendo a oferta para que eles continuassem na competição como um grupo. A partir dali, o resto é história. 

Foram mais de 300 shows em quatro turnês mundiais esgotadas, quatro álbuns número 1 na Billboard 200, seis top 10 hits da Billboard Hot 100, quatro Video Music Awards, 28 Teen Choice Awards, duas aparições no Saturday Night Live, bilhões de streams. Mas é claro que antes da explosão, há um árduo caminho

  • Primeiros anos
Turnê 'Up All Night' foi um grande sucesso e coroou a potência do grupo
Turnê 'Up All Night' foi um grande sucesso e coroou a potência do grupo
Turnê 'Up All Night' foi um grande sucesso e coroou a potência do grupo

Os jovens meninos do 1D, como também são chamados, conquistaram gradativamente uma excelente base de fãs durante a participação no X Factor, onde eles também aperfeiçoaram a harmonia em grupo, demonstrando uma nítida evolução a cada semana. Inteligentes e carismáticos desde o princípio, Harry Styles, Liam Payne, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan já pareciam ter plena noção de que a passagem pelo programa não seria em vão, mesmo com a derrota, e já prepararam o terreno para as celebridades que se tornariam, principalmente com os diários em vídeo enviados durante e após a atração. 

A saída do X Factor foi apenas o início da trajetória do One Direction, que se espalhou rapidamente como uma sensação mundial. "Up All Night", o primeiro álbum de estúdio da boyband, foi lançado em 2011, e não teve dificuldades para se tornar o álbum mais vendido no Reino Unido, com os singles "What Makes You Beautiful" e "Gotta Be You". O álbum só chegou nos EUA em 2012, e também conquistou a posição 1 da Billboard 200, mostrando o total potencial do quinteto e consagrando-os de uma vez por todas como fenômenos.

  • Estrelato
Apresentações do 1D ficaram cada vez mais gigantes
Apresentações do 1D ficaram cada vez mais gigantes
Apresentações do 1D ficaram cada vez mais gigantes

O status de ídolos da música pop chegou rápido e, com ele, muitas coisas mudaram na vida de cada um dos integrantes do 1D. As turnês ficavam cada vez maiores, chegando aos grandes estádios, e com pouco tempo de estrada, já existiam até documentários sobre os rapazes, que vivenciaram o período mais agitado de suas carreiras entre 2012 e 2014, quando eles tinham a obrigação não apenas de se apresentar ao vivo para os fãs, mas, também, de comparecer a eventos de premiação, lançamentos de produtos com os quais tinham parceria, entre vários outros programas que complementavam o cronograma do grupo. No meio disso tudo, também existiam os boatos e tentativas constantes de cancelamento. 

Em 2013, o documentário "This Is Us" mostrava os bastidores daquela que se tornou a maior boyband do mundo. Ao mesmo tempo, o One Direction não parava de evoluir tecnicamente, a exemplo do álbum "Take Me Home" (2012), que certamente mostrava as qualidades musicais de cada um dos integrantes com uma agradável mistura do pop com as nuances do Rock. 

  • Hiato
Malik deixou o grupo e revelou batalha contra a ansiedade
Malik deixou o grupo e revelou batalha contra a ansiedade
Malik deixou o grupo e revelou batalha contra a ansiedade

Para o fandom do One Direction, 25 de março de 2015 é uma data trágica. Naquele dia, Malik confirmou a saída do grupo em um post no Facebook. "Gostaria de me desculpar com os fãs se decepcionei alguém, mas tenho que fazer o que parece certo no meu coração", dizia o comunicado que deixou os fãs de luto e, pior do que isso, divididos, sobretudo depois que o músico revelou detalhes controversos sobre sua participação no grupo. Descobriu-se com o tempo que Malik lutou fortemente contra a ansiedade no período em que estava no 1D.

"Drag Me Down" chegou em julho de 2015 e deu novas esperanças aos fãs que aguardavam ansiosamente por um retorno oficial e tão agitado quanto anteriormente. Semanas depois, foi anunciado que o grupo diminuiria a velocidade de lançamentos pela primeira vez em cinco anos, declarando um hiato de 18 meses - que acabou esticado até agora - após o lançamento do quinto álbum, "Made in the A.M", que chegaria em novembro daquele ano.

Em janeiro de 2016, o One Direction lançou o videoclipe de "History", que apresentava um turbilhão de flashbacks da formação do grupo no X Factor e o consequente estouro mundial. O vídeo termina com um clipe dos garotos se abraçando no palco durante sua apresentação final em grupo e depois seguindo caminhos separados. 

  • Carreira solo
Integrantes do One Direction seguiram caminhos isolados
Integrantes do One Direction seguiram caminhos isolados
Integrantes do One Direction seguiram caminhos isolados

Styles, Malik, Horan, Tomlinson e Payne, como dito anteriormente, entraram no X Factor mirando em apresentações solo, e apesar da demora, eles realmente alcançaram o objetivo primário após o hiato do One Direction. O single de estréia de Malik, "Pillowtalk", estreou em primeiro lugar na Hot 100, fazendo dele o primeiro e até agora o único membro do grupo a liderar o ranking.

Em 2019, Styles emplacou a maior semana de estréia de um álbum pop de um artista masculino em quatro anos, com seu segundo álbum, "Fine Line". Já o álbum de estréia de Tomlinson, "Walls", ficou entre os 10 primeiros, enquanto Horan teve dois álbuns no top 5, e seu álbum de estreia, "Flicker", estreando em primeiro lugar. Payne alcançou o top 10 com o single "Strip That Down", onde fala sobre ter participado do One Direction e como se tornou livre após o hiato. 

Mas, de alguma forma, Styles adquiriu o maior destaque do grupo, tornando-se uma espécie de líder não declarado. Sua carreira solo, de longe, é a mais explosiva entre os fãs, e o músico também aproveita para fazer a música nos moldes que sempre quis, adotando o Pop Rock como principal inspiração norteadora do projeto. Zayn também garante destaque com o R&B adotado desde a pausa do One Direction, que ao invés de 18 meses, se estendeu por 55.  

A profundidade das composições de Flicker (2017) e Heartbreak Weather (2020) pode ter sido surpreendente para aqueles que não esperavam tanto de Horan, mas já era esperado por aqueles que reconheciam o potencial do músico. Após alguns singles espalhados, Tomlinson encontrou o seu caminho pessoal no seu álbum de estreia, Walls (2020), explorando os sons do Britpop e do indie rock que ele começou a injetar no período final do One Direction no final. Em 2019, Payne lançou seu álbum de estréia "LP1", apresentando os sucessos que acumulou ao longo dos anos, incluindo "Get Low", com participação de Zedd, e "For You", com Rita Ora.

Malik admitiu recentemente que não mantém contato com os ex-colegas de grupo, e Payne chegou a dizer que, embora os rapazes sejam cordiais, não há muito motivo para a interação, evidenciando uma dissonância que nem de longe os fãs esperavam, mas que são extremamente comuns. 

A verdade é que, mesmo com o hiato, o One Direction ainda faz história. Para os fãs que passaram anos apoiando o grupo, sempre foi mais do que apenas a música. Cada membro é enxergado como uma pessoa diferente, e o vínculo com o público que consagrou o 1D uma das maiores boybands de todos os tempos se tornou praticamente indestrutível.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: