Anastácia recupera sua fortuna? Confira todos os detalhes do final de Êta Mundo Bom

Luta de Anastácia para recuperar fortuna roubada por Sandra desencadeia momentos emocionantes no final da novela
Luta de Anastácia para recuperar fortuna roubada por Sandra desencadeia momentos emocionantes no final da novela
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A luta de Anastácia para recuperar sua fortuna perdida para Sandra será estendida até os instantes finais de Êta Mundo Bom, que apesar de estar sendo exibida pela segunda vez na TV Globo, ainda provoca um engajamento fervoroso nas redes sociais, sobretudo pela alta qualidade da trama, que consegue misturar as tensões do núcleo principal com o bom humor de seus personagens e uma cenografia impecável. Descubra abaixo se a mãe de Candinho conseguirá recuperar os bens roubados por Sandra:

Após união com Sandra, Celso decide se juntar à tia e pede perdão

Anastácia fica surpresa com o arrependimento do sobrinho
Anastácia fica surpresa com o arrependimento do sobrinho
Anastácia fica surpresa com o arrependimento do sobrinho

Um dos fatores primordiais para auxiliar Anastácia a recuperar tudo que perdeu é a união com Celso, que apesar de não ter medidos esforços para prejudicar a tia na primeira fase do folhetim, fica totalmente devastado ao perceber o que havia feito ao lado da vilã, perdendo até o amor de Maria, que decidiu terminar tudo com o rapaz. Ele, sem absolutamente nada mais a perder, decide ir até o banco e pega a provisória assinada por Sandra para provar a Anastácia suas intenções de ajuda-la. 

“Essa aqui é a promissória que Sandra assinou em meu nome. É uma promissória de grande valor, equivalente a um terço de tudo o que a senhora possuía. Estava em meu cofre guardado”, diz Celso, levantando questionamentos imediatos da tia, que não consegue entender porque ele a ajudaria depois de tudo que fez. Se não fosse por Pancrácio, talvez ela nem tentasse dar uma segunda chance, mas o professor percebe a sinceridade no olhar de Celso e faz questão de convencer a nova hóspede a conversar melhor com ele, pois os resultados do arrependimento podem ser cruciais para que ela consiga recuperar a fortuna. "Não coloquei o meu nome, mas o seu. Aqui está o contrato”, diz Celso pouco antes de entregar o documento nas mãos da tia, que ao finalmente perceber as boas intenções do rapaz, desaba em lágrimas. 

Anastácia recupera sua fortuna

Juiz restitui todos os bens de Anastácia após fuga de Sandra da delegacia
Juiz restitui todos os bens de Anastácia após fuga de Sandra da delegacia
Juiz restitui todos os bens de Anastácia após fuga de Sandra da delegacia

Anastácia conseguirá recuperar os direitos da fábrica de sabonetes depois que Alice revela a Cláudio que Araújo está prejudicando Anastácia por medo de ser condenado à prisão. O rapaz, então, vai correndo até o tribunal para falar com seu pai, pedindo que ele faça a "coisa certa" diante da situação, e é claro que o advogado acata o pedido do filho e revela tudo que sabe par ao juiz, garantindo de uma vez por todas a tão merecida vitória de Anastácia. 

Sandra e Araújo são condenados à cadeia, mas ela ainda dá um jeito de tentar escapar da sentença, fingindo um mal-estar para fugir pelo banheiro. "A fuga da senhorita Sandra trata-se de uma confissão de culpa. Dona Anastácia, a liminar que deu posse de seus bens a sua sobrinha e parte da fábrica Aroma a ela e também ao doutor Araújo, fica sem efeito por determinação deste tribunal. Que tais bens lhe sejam imediatamente restituídos. A senhorita Sandra está, a partir desse momento, indiciada por falsificação e apropriação fraudulenta de bens. Emitirei imediatamente uma ordem de prisão. Seja feliz, dona Anastácia", dirá o juiz, abrindo espaço para a comemoração eufórica da família. 

Fim da estrada para Sandra e Ernesto

Ernesto morre em acidente de carro e Sandra é presa em seguida
Ernesto morre em acidente de carro e Sandra é presa em seguida
Ernesto morre em acidente de carro e Sandra é presa em seguida

A dupla antagonista até consegue colocar as mãos nos bens de Anastácia e continua prejudicando seus inimigos a todo custo, às vezes por puro prazer, mas suas falcatruas têm data de validade. Os avanços da mãe de Candinho no tribunal levaram a dupla de vilões a uma delicada situação, mas ainda manteve a esperança para que ambos conseguissem pôr as mãos em pelo menos uma parte do dinheiro que retornou à tia. 

Eis que Sandra e Ernesto bolam o "plano perfeito": sequestrar Filomena e o bebê para conseguir um valor de resgate. O pior de tudo é que eles conseguem garantir o dinheiro, que será entregue por Candinho, mas serão logo surpreendidos com a chegada da polícia e iniciam um novo sub-plano cruel e totalmente desnecessário: fugir com o bebê de Filó. 

"Vamos fugir. O dinheiro, onde está o dinheiro? Vamos atravessar o pasto e tomar a estrada que corta pelos fundos. Ninguém imagina para onde vamos", dirá Ernesto. "Vou pegar o bebê. Com a polícia atrás de nós, será mais valioso ainda", responde Sandra, que vai até a direção de Filomena e revela que irá levar seu filho: "Lhe garanto que nunca mais o verá. Ouça bem: nunca!"

Ela ainda dá um tapa no rosto da jovem e dá início à fuga, pouco tempo antes da polícia chegar ao local. A estrada, porém, será curta para a dupla, que em determinado momento perde o controle do veículo e capota, resultando na morte de Ernesto, para desespero de Sandra, que chora compulsivamente.

Prisão de Sandra

Sandra chega ao fundo do poço na cadeia
Sandra chega ao fundo do poço na cadeia
Sandra chega ao fundo do poço na cadeia

Após a tentativa de fuga, Sandra é captura pela polícia e é levada à delegacia, onde exibe um de seus piores momentos na trama, ganhando de "presente" o traje oficial do presídio e dando início a uma fase de lamentações profundas por tudo que fez a Anastácia. Ela tira fotos para sua ficha criminal e passa a viver miseravelmente na cadeia, incluindo momentos em que demonstra uma perda completa da sanidade mental e interações nada amigáveis com outras detentas. 

Na cadeia, Sandra vai parar na solitária e se desespera ao finalmente perceber que havia perdido a longa batalha contra Anastácia, sem nenhuma chance de retorno ou novas oportunidades. Seus atos criminosos prejudicaram todos à sua volta e, com a condenação, sobrará tempo para que seus atos pessoais sejam reavaliados. A sequência da vilã chegando à prisão se tornou um dos momentos mais emblemáticos da novela, gerando, inclusive, milhares de reações de pena devido à dramaticidade escolhida para representar sua derrota, além de expor a hostilidade e sub-humanidade dentro de um presídio. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: