Explosão de altas proporções quebra janelas e balança edifícios em Beirute, no Líbano

Testemunhas oculares relatam vários feridos espalhados pela cidade
Testemunhas oculares relatam vários feridos espalhados pela cidade
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Uma explosão de altas proporções atingiu o centro de Beirute nesta terça-feira (4), quebrando janelas e atirando estilhaços pelas ruas, além de balançar edifícios e derrubar patrimônios públicos e bens pessoais da população, inclusive imóveis, que em alguns locais mais próximos da explosão, tiveram que ser evacuados com urgência.

A fonte da explosão foi um grande incêndio em um armazém de fogos de artifício perto do porto de Beirute, informou a Agência Nacional de Notícias. Carros foram deixados espalhados pela estrada e, até o momento, não foi informado nenhum número de vítimas, mas testemunhas oculares disseram à rede de televisão LBC que pelo menos dezenas de pessoas foram gravemente feridas, e que alguns hospitais já estavam lotados com casos relacionados aos estragos provocados pela explosão. 

Áreas extensas foram dominadas por escombros
Áreas extensas foram dominadas por escombros
Áreas extensas foram dominadas por escombros

O ministro da Saúde do Líbano disse a jornalistas que um navio com fogos de artifício explodiu no porto, embora o tamanho da explosão ouvida em todo o país tenha levantado suspeitas de que possa ter resultado de um ataque com foguete ou detonação de explosivos. Uma enorme nuvem de fumaça foi facilmente vista do outro lado da cidade e testemunhas relataram incêndio e várias explosões menores no porto que antecederam a grande explosão. 

Imagens do interior do porto de Beirute, transmitidas pela TV libanesa, mostraram prédios reduzidos a escombros, contêineres lançados pelo local e vários incêndios. Casas a 10 quilômetros de distância foram danificadas, segundo testemunhas, e o vídeo da mídia local mostrou carros destruídos e capotados pelas ruas. As imagens compartilhadas massivamente nas redes sociais mostram um clima de pânico no exato instante em que a explosão acontece, levantando uma gigante nuvem de fumaça. Veja:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: