Eddie Van Halen morre aos 65 anos

O guitarrista faleceu após enfrentar uma longa batalha contra o câncer
O guitarrista faleceu após enfrentar uma longa batalha contra o câncer
PorMarcos Henderson06/10/2020 17h00

O icônico guitarrista Eddie Van Halen morreu aos 65 anos na manhã desta terça-feira (6) após uma longa batalha contra o câncer. A notícia foi confirmada pelo filho do músico, Wolf, que utilizou as redes sociais para lamentar a perda do pai e enviar sua mensagem de despedida. 

“Ele foi o melhor pai que eu poderia pedir. Cada momento que compartilhei com ele dentro e fora do palco foi um presente. Meu coração está partido e acho que nunca vou me recuperar totalmente dessa perda”, escreveu Wolf Van Halen no Twitter.

Nascido na Holanda e criado em Pasadena, Califórnia, Eddie fundou o Van Halen com seu irmão mais velho, o baterista Alex, juntando-se ao vocalista David Lee Roth e ao baixista Michael Anthony na primeira formação do grupo que se manteve por duas décadas no topo das paradas de álbuns.

Eddie Van Halen tinha uma naturalidade diferenciada com a guitarra, e cada solo autoral era único. Tocar como ele se tornou uma meta para inúmeros guitarristas, mas poucos alcançavam a maestria de suas execuções, a exemplo do solo de "Eruption", que já mostrava, em 1978, o potencial do instrumentista. 

Atuando como o diretor musical da banda e co-autor das músicas, sempre marcadas por riffs pesados que ultrapassavam a fronteira entre o hard rock e o heavy metal, Eddie Van Halen obteve sucesso imediato e formulou um estilo que seria imitado até hoje. 

Uma série de problemas entre o guitarrista e o ex-líder Roth, que supostamente se opôs ao trabalho extracurricular de Van Halen, incluindo o inesquecível solo de "Beat It", de Michael Jackson, levou o cantor a se separar do grupo após a turnê extremamente bem-sucedida de 1984. Isso não diminuiu a força do Van Halen, que ainda emplacou quatro álbuns consecutivos em primeiro lugar, de 1986 a 1995.

Eddie Van Halen foi atormentado por problemas pessoais e de saúde que interferiram drasticamente em seu trabalho na música. Um problema crônico nas articulações, agravado por seu estilo imprudente no palco, o forçou a se submeter a uma cirurgia no quadril em 1999. O aparecimento do câncer levou à remoção cirúrgica de parte de sua língua em 2000. Halen se despede como um marco histórico da música, e com a certeza que jamais será esquecido. 

Gostei
Haha
Triste
Detestei
Amei
Aff
Gostei
Comentar

+Rock

Sobre o autorMarcos Henderson
Publicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson

+Música

Últimas