Sony revela a interface de usuário do PlayStation 5

A nova IU que acompanha o PS5 é muito mais ágil e prática do que as anteriores.
A nova IU que acompanha o PS5 é muito mais ágil e prática do que as anteriores.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Com o lançamento do PlayStation 5 cada vez mais próximo, a Sony decidiu fornecer gradativamente algumas amostras aos fãs que já aguardam ansiosamente pela liberação das vendas do console da próxima geração. Desta vez, a companhia revelou detalhes sobre a interface de usuário renovada exclusivamente para o PS5, exibindo alguns vislumbres da experiência dos jogadores com um vídeo de quase 12 minutos. 

Com estreia programada para o dia 12 de novembro, o PS5 virá com algumas atualizações importantes. O novo Control Center aparece com um toque no botão PlayStation e oferece aos jogadores algumas opções importantes do console, sem que o jogo seja interrompido. 

O novo recurso Activities é uma espécie de farol para os desenvolvedores levarem os jogadores rumo aos objetivos. Por meio de um modo "picture-in-picture", os usuários podem pular para níveis diferentes ou conferir o progresso no jogo sem voltar ao painel principal do console.

O vídeo mostra a tela de inicialização do modo de repouso do PlayStation 5, que leva os jogadores a uma tela inicial do estilo PlayStation 3 e à seleção do usuário. Os desenvolvedores de jogos agora também podem marcar certas imagens com um aviso de spoiler quando os usuários as enviam para amigos através da PlayStation Network.

Ao contrário do PlayStation 4, o menu de amigos aparece dentro do Control Center ao invés de abrir em uma aba separada. Os jogadores podem usar esse mesmo sistema no jogo para verificar o status do download, a duração da bateria do controle e muito mais. 

Ao receber uma notificação no jogo para um novo bate-papo por voz com um amigo, o jogador poderá entrar instantaneamente no chat com alguns toques, ao contrário do PS4, em que a mensagem levava o usuário para fora do jogo. Com o microfone embutido no DualSense, fica ainda mais fácil iniciar a comunicação, sem que seja necessário conectar o fone de ouvido. 

Assista ao vídeo que mostra a nova interface de usuário no PS5:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: