Instagram atualiza oficialmente o layout que foca no Reels e compras
O Instagram está cada vez mais determinado a buscar uma competição direta com o TikTok, e isso fica evidente com a nova atualização de layout no aplicativo, que foca no recurso Reels, bastante semelhante à proposta do app chinês que gerou intrigas na gestão de Donald Trump nos EUA, e nas compras.
A mudança inclui o Reels substituindo o atalho para criar uma postagem e a nova seção dedicada a compras substituindo sua antiga guia de atividades. O chefe do Instagram, Adam Mosseri, postou no blog da empresa que a novidade marca a primeira vez que o Instagram atualizou seu visual após um longo período, e isso não é algo que a empresa considera levianamente.
A plataforma já estava testando layouts semelhantes nos últimos meses para usuários na Índia, Brasil e outros países. Segundo Mosseri, o Reels foi lançado para ser uma "espécie de palco, um lugar onde as pessoas podem compartilhar sua criatividade com o mundo”.
Muitos apontam o recurso como uma cópia direta do TikTok, mas apesar das comparações e críticas relacionadas às tentativas de se aproximar do potencial de expansão gradativo do concorrente, o Instagram garante ótimo engajamento com a ferramenta.
“Este ano, com a pandemia e grande parte do mundo abrigando no local, vimos uma explosão em vídeos curtos e divertidos no Instagram”, acrescentou. “Também vimos uma quantidade incrível de compras online, com cada vez mais pessoas comprando online e jovens procurando seus criadores favoritos para recomendações sobre o que comprar.”