Tiktok: EUA aprovam projeto de lei que pode definir o destino do aplicativo

Lei dá ao presidente Joe Biden o poder de banir a rede social chinesa no país.

Projeto de lei que pode banir o TikTok nos EUA é aprovado. Fonte: Reprodução/YouTube
Projeto de lei que pode banir o TikTok nos EUA é aprovado. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos votou nesta quarta-feira (1), a favor do projeto de lei que dá ao presidente Joe Biden o poder de proibir o aplicativo chinês TikTok, para o país. O projeto apoiado pelo partido republicano sofreu críticas e oposições do partido democrata.

Com o placar de 24 votos a favor e 16 contra, os legisladores votaram para aprovar a medida que dá ao presidente do país a autoridade para proibir o aplicativo da ByteDance. Hoje, o TikTok é utilizado por mais de 100 milhões de americanos, no entanto, o governo afirma que o aplicativo é um risco à segurança nacional.

O aplicativo gerido pela ByteDance foi alvo de um recente escândalo relacionado ao vazamento de informações confidenciais de seus usuários. O que rendeu uma intimação ao CEO do aplicativo Shou Zi Chew perante o Comitê de Energia e Comércio da Câmara.

Em outro momento, uma carta enviada pelo senador Michael Bennet foi exposta. Nela, ele solicita que os CEOs de Apple e Google banam o TikTok de suas respectivas lojas de aplicativos. O documento foi mais uma das formas utilizadas pelo governo para pressionar a exclusão do aplicativo no país.

Texto deve ser encaminhado ao plenário ainda este mês. Fonte: Reprodução/YouTube e Divulgação/TikTok
Texto deve ser encaminhado ao plenário ainda este mês. Fonte: Reprodução/YouTube e Divulgação/TikTok
Texto deve ser encaminhado ao plenário ainda este mês. Fonte: Reprodução/YouTube e Divulgação/TikTok

O presidente do comitê, o deputado republicano Michael McCaul, comemorou a aprovação do projeto e sugere que o projeto seja votado até o final do mês. Segundo McCaul “O TikTok é uma ameaça à segurança nacional. É hora de agir. Qualquer pessoa com o TikTok baixado em seu smartphone está compartilhando seus dados com o Partido Comunista Chinês. É um balão espião no seu celular.”

Os democratas, por sua vez, afirmam que o projeto foi feito de forma apressada e sem consultar especialistas em constituição. Os senadores afirmam que o projeto é vago e não especifica com o presidente pode agir nesta situação. Gregory Meeks, representante dos democratas, afirma que “o projeto prejudica nossas alianças em todo o mundo e traria mais empresas para a esfera da China, destruiria empregos aqui nos Estados Unidos e minaria os valores americanos fundamentais de liberdade de expressão e livre iniciativa.”

Até o momento, o texto da lei ainda não foi encaminhado ao plenário, no entanto, isto pode acontecer de maneira rápida, haja vista que o senado, em sua maioria, é controlada pelos republicanos. Por outro lado, o texto deve sofrer alterações no senado graças a maioria democrata presente.

Ao comentar o assunto, o aplicativo protestou afirmando que “a proibição do TikTok nos Estados Unidos é uma censura da exportação da cultura e valores americanos para bilhões de pessoas que usam nosso serviço em todo o mundo.”

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: