TikTok provoca Trump com verificação de contas políticas nas eleições dos EUA

O aplicativo de vídeos irá direcionar os usuários para um guia das eleições nos EUA
O aplicativo de vídeos irá direcionar os usuários para um guia das eleições nos EUA
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O TikTok se tornou um dos principais focos de "vilania" para o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que utiliza todas as forças ao seu alcance para diminuir o controle chinês no ocidente. Apesar disso, o app de vídeo social mantém seus projetos e acaba de lançar um guia para as eleições de 2020 nos EUA, com intuito de "fornecer acesso a informações confiáveis ​​enquanto continuamos nosso trabalho de proteção contra a desinformação", disse Michael Beckerman, vice-presidente e chefe de políticas públicas dos EUA no TikTok.

Para isso, será incluído um link para o guia na parte inferior dos vídeos de contas políticas verificadas, assim como outras publicações relacionadas às eleições. “Esperamos que todos - verificados ou não - sigam nossas Diretrizes da comunidade, que se aplicam a todos que usam o TikTok e todo o conteúdo que postam”, disse Beckerman.

O TikTok disponibilizou um guia com instruções e dicas para os eleitores nos EUA
O TikTok disponibilizou um guia com instruções e dicas para os eleitores nos EUA
O TikTok disponibilizou um guia com instruções e dicas para os eleitores nos EUA

Nenhuma das campanhas dos dois candidatos à presidência dos EUA, Trump e Joe Biden, está presente no aplicativo. Dentro do aplicativo, os vídeos marcados com “# trump2020” possuem mais de 11 bilhões de visualizações, e os vídeos marcados com “# biden2020” somam 2,4 bilhões de visualizações.

O lançamento do guia de eleições para usuários dos EUA chega em um momento conturbado em que o destino do TikTok em território norte-americano ainda é incerto, devido às preocupações de segurança nacional apresentadas pela administração Trump, que ordenou que a controladora do aplicativo, ByteDance, de Pequim, vendesse as operações nos EUA para compradores legitimamente americanos. 

O guia de eleições do TikTok fornecerá recursos de informações sobre as eleições de vários parceiros e fornecerá “vídeos educacionais” sobre desinformação, educação para a mídia e o processo eleitoral. Como Beckerman reconheceu, "TikTok não é o aplicativo ideal para notícias de última hora ou política", mas em seguida justificou a medida: “sabemos que TikTok é um lar onde os americanos se expressam - e com isso em mente, estamos focados em apoiar nossos usuários com educação e informações confiáveis ​​sobre questões públicas importantes".

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: