Pedro Bial abre programa na Globo chamando Bolsonaro de 'acéfalo' e 'desgovernante'

O apresentador do 'Conversa com Bial' dedicou a abertura do programa para criticar a gestão do presidente na pandemia
O apresentador do 'Conversa com Bial' dedicou a abertura do programa para criticar a gestão do presidente na pandemia
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O "Conversa com Bial" exibido na madrugada desta quinta-feira (17) contou com um discurso de abertura pessoal do apresentador Pedro Bial, que dedicou o tempo inicial para dialogar sobre o contexto da evolução da Covid-19 no Brasil, incluindo as relações diretas da gestão do presidente Jair Bolsonaro com a segunda colocação do país no ranking de casos. O tema do programa era a volta às aulas durante a pandemia.

"Na pandemia desse 2020 nefasto, o Brasil se destacou. Difícil encontrar desgoverno que se compare no mundo. Desde o início, nosso desgovernante tentou negar a gravidade da crise, seguiu inventando remédios falsamente milagrosos, deu os piores exemplos, sem máscara e sem noção, causou aglomeração e sabotou ministros da saúde e da educação. O inominado contribuiu de forma decisiva para que mais gente morresse. Agora, se supera, delirante, ao desprezar a única solução, a vacina", disse o apresentador, que ainda continuou as críticas com um tom de indignação e um alarde para os perigos de ter Bolsonaro como presidente. 

"Mas acredite, isso ainda não é o pior. Como disse o próprio acéfalo que hoje ocupa o palácio do planalto, 'morrer todo mundo vai morrer mesmo', o pior é para quem tem a vida pela frente. A geração das crianças do corona ficará marcada para sempre. Aqui no Brasil, em nome da economia, forçou-se a abertura de tudo, de salões a lotéricas. Viva os shoppings, comprar é vida. O imperativo de abrir as escolas, último da fila, nem sequer mencionado. Quem sabe o que um ano sem aula terá de consequência na saúde física e mental de crianças e adolescentes? Pior, alguém quer saber? Parte das escolas particulares já voltou às aulas com protocolos de distanciamento e higiene. Já a rede pública, bem, quase 40 milhões de estudantes seguem entre a precariedade total e a total interrupção do aprendizado e da proteção social", completou Bial. 

Após a abertura, o apresentador recebeu especialistas para conversar sobre a pauta educacional, incluindo Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, e o pediatra Daniel Becker, responsável pela criação da campanha "Lugar de criança é na escola". 

Com grande liberdade na Globo, Bial já disparou alguns comentários públicos controversos, a exemplo de quando criticou Petra Costa, do documentário "Democracia em Vertigem". Na ocasião, ele afirmou que o filme que narra o impeachment de Dilma Rousseff e os problemas da esquerda brasileira é insuportável, chamando a obra de “ficção alucinada”.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: