Taylor Swift: Compare a nova versão de 'Love Story' com a antiga

As duas versões possuem o mesmo arranjo e letra, mas algumas melhorias técnicas permitem que a sonoridade final de 'Love Story (Taylor's Version)' seja mais agradável
As duas versões possuem o mesmo arranjo e letra, mas algumas melhorias técnicas permitem que a sonoridade final de 'Love Story (Taylor's Version)' seja mais agradável
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Taylor Swift lançou uma nova versão de seu single de sucesso, "Love Story", como parte dos planos para recuperar o controle de suas próprias músicas após as polêmicas envolvendo Scooter Braun e a gravadora Big Machine Records. 

As gravações master da estrela foram vendidas contra sua vontade em 2019, o que a levou a retornar ao estúdio e fazer novas gravações de seus primeiros seis álbuns. Swift manterá a propriedade e os royalties dessas sessões, que ela espera que substituam as originais.

A própria cantora assinou a produção da nova versão, sem mexer no arranjo ou na letra, embora tenha trocado os músicos. "Eu realmente queria que minha banda em turnê tivesse a chance de tocar essa versão", explicou Swift, "porque você sabe que eles passaram muitos anos tocando essa música repetidamente".

A maior diferença entre a nova versão e a antiga está na definição dos instrumentos, sobretudo a bateria, que agora apresenta um punch bem maior que a antecessora e entrega mais detalhes técnicos nas transições, incluindo algumas viradas empolgantes. Pequenos detalhes que foram enterrados na versão original agora surgem de maneira mais concreta, incluindo os sons de palheta e as baquetadas. 

A voz de Swift também amadureceu. Há mais profundidade em seus vocais e ela enuncia mais claramente (compare a separação entre as palavras "meus olhos" no versículo inicial). No entanto, ela faz um bom trabalho em capturar a inocência romântica que transmitiu pela primeira vez quando tinha 18 anos.

Outros pequenos detalhes aparecem. As guitarras no desfecho da música são um pouco menos estridentes. Um violino que estava anteriormente sumido na mixagem - e totalmente ausente do lançamento no Reino Unido - de repente ficou muito mais proeminente.

Ouça a nova versão de "Love Story":

Agora ouça a versão original, lançada em 2008:

Mesmo assim, as duas versões são praticamente iguais, o que resulta em uma dificuldade para os mais desatentos perceberem grandes mudanças, a não ser pelo volume final aos que realizarem as comparações com base nos clipes disponíveis no YouTube. Esta é a principal estratégia de Swift, já que, ao lançar versões muito semelhantes, ela pode diminuir o valor das fitas master originais e, com isso, prejudicar quem lhe prejudicou primeiro. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: