Especialistas avaliam que navio Ever Given será removido em 'algumas horas'

O navio está encalhado no Canal de Suez desde terça-feira (23).
O navio está encalhado no Canal de Suez desde terça-feira (23).
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Cerca de 300 embarcações fazem fila desde terça-feira (23) no Canal de Suez após o navio cargueiro Ever Given encalhar e bloquear uma das passagens mais importantes para o comércio internacional.

Neste sábado (27) o navio começou a ser finalmente removido, após dias de tentativas frustradas pelas autoridades presentes. Ao todo, 14 navios rebocadores estão tentando aproveitar a maré alta do fim de semana, com previsão de chegada de mais rebocadores para este domingo.

Caso os rebocadores não sejam suficientes, a nova estratégia a ser adotada será a remoção de parte dos contêineres de cima do navio para que fique mais leve e consiga se mover mais facilmente. Mas para que isso ocorra, uma nova operação logística será necessária para levar os equipamentos até o local do acidente.

Osama Rabie, presidente da SCA (Suez Canal Authority, empresa estatal que administra a passagem), relatou à BBBC que a popa do navio (a parte traseira) havia começado a se mexer na sexta, e que o leme e a hélice haviam voltado a funcionar.

O presidente não deu uma data certa para o desbloqueio do canal e afirmou que as condições meteorológicas não foram "os principais motivos" para o encalhe do navio. "Pode ter havido problemas técnicos ou erro humano", contou sem conceder maiores detalhes.

O bloqueio do Canal interrompeu a passagem entre a Ásia e a Europa de mercadorias avaliadas em US$ 9,6 bilhões por dia, segundo a consultoria Lloyd's List Intelligence. Rotas alternativas começaram a ser utilizadas, entretanto a mais comum como a volta pelo Cabo da Boa Esperança serve apenas para grandes navios e é alvo de piratas.

Embarcações atravessando o Cabo da Boa Esperança. Fonte: MarineTraffic.
Embarcações atravessando o Cabo da Boa Esperança. Fonte: MarineTraffic.
Embarcações atravessando o Cabo da Boa Esperança. Fonte: MarineTraffic.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: