Elvis Costello defende Olivia Rodrigo após acusações de plágio: 'É assim que funciona'

O músico britânico disse que não vê problema em Olivia Rodrigo se inspirar em trechos de músicas antigas para criar suas novas músicas
O músico britânico disse que não vê problema em Olivia Rodrigo se inspirar em trechos de músicas antigas para criar suas novas músicas
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Após Courtney Love e internautas gastarem tempo disparando acusações de plágio contra Olivia Rodrigo na web, Elvis Costello, que seria a vítima do plágio, utilizou suas redes sociais para afirmar que não se importa com a utilização de um riff de guitarra de sua música em uma nova composição, pois "é assim que o Rock and Roll funciona". 

A estrela de "High School Musical: O Musical: A Série" foi duramente criticada por algumas pessoas que alegaram que ela plagiou vários aspectos de seu álbum de estreia, “Sour”. O caso ganhou grande repercussão após a intromissão de Courtney Love - que não dispensa uma polêmica -, afirmando que Olivia imitou a capa do álbum "Live Through This", da banda Hole. 

O usuário Billy Edwards também entrou na roda e disse que a primeira música do álbum de Olivia Rodrigo, "Brutal", é uma "ajuda direta de Elvis Costello". Pouco tempo após a publicação, o próprio Cotello surgiu para comentar a situação: “Por mim, tudo bem, Billy. É assim que o rock and roll funciona. Você pega os pedaços quebrados de outra emoção e faz um brinquedo novo. Isso é o que eu fiz."

Com poucas palavras, Costello conseguiu apaziguar os ânimos dos internautas exaltados e quebrou o mito de que qualquer semelhança sonora entre uma música e outra pode ser considerada plágio, afinal há inúmeros riffs de guitarra, expressões linguísticas e outros variados tipos de detalhes que podem facilmente ser repetidos em composições distintas. 

Do Rock à música eletrônica, as repetições vão existir, e Olivia Rodrigo trouxe para o mundo pop uma valorização ao rock and roll que estava carente de uma estrela há muito tempo. Com isso, a indústria ganha suporte cultural para reestruturar suas visões de "música da atualidade" e, quem sabe, iniciar uma nova era. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: