Dia Mundial do Rock: Como o pop de Olivia Rodrigo pode reerguer o Rock'n'Roll

A cantora de 18 anos impressionou a crítica com a influência do rock em seu álbum de estreia, 'Sour'
A cantora de 18 anos impressionou a crítica com a influência do rock em seu álbum de estreia, 'Sour'
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Nesta terça-feira, 13 de julho, comemora-se no Brasil o Dia Mundial do Rock, data criada em homenagem ao histórico evento Live Aid, de 1985. Até o ano passado, o gênero parecia amargar uma longa decadência enquanto o pop ultra-pasteurizado ganhava cada vez mais força, ampliando os milhões de fãs através das músicas genéricas que se dissipam facilmente pelo ar e suas respectivas coreografias. No entanto, uma garota de 18 anos pode ajudar a reerguer o Rock'n'Roll, e o nome dela é Olivia Rodrigo

Antes de mais nada, é claro que Olivia Rodrigo não é uma roqueira nata. A estrela de "High School Musical: A Série: O Musical" lançou seu primeiro álbum de estúdio, "Sour", em maio de 2021, e impressionou a crítica especializada com uma sonoridade "crua" que nada se assemelha com "Butter", do BTS, ou "Kiss Me More", de Doja Cat e SZA, entre tantos outros títulos que ostentam as primeiras colocações da Billboard Hot 100, junto com "Good 4 U", de Olivia Rodrigo, que aparece na segunda colocação com acordes distorcidos de guitarra, uma raridade que transmite um sentimento de esperança enorme aos saudosos do Rock. 

No videoclipe de "Good 4 U", tudo parece mais do mesmo no início: a moda da proporção de tela 4:3 está lá, repetindo o que todos estão fazendo, e a introdução da música não fornece nada de novidade além de um groove engajante que te deixa preso na canção até que ela se revele. Aos 41 segundos do vídeo com 171 milhões de visualizações no YouTube, a preparação para a explosão já dá arrepios pelo feedback de guitarra ao fundo, unindo-se a uma crescente na caixa da bateria que apresenta o Pop Punk da cantora.

Olivia Rodrigo aposta em uma sonoridade relevante para o cenário atual da indústria musical, e sua ambição de cantar livremente ao som de arranjos crus e verdadeiros pode unificar um sentimento geral de apelo ao Rock pelo mundo. Talvez não seja à toa que a banda Maneskin esteja subindo disparadamente na Hot 100, chegando à 46ª posição com a música "Beggin'", que se tornou um fenômeno em redes sociais como TikTok e Instagram. 

Olivia Rodrigo não é necessariamente roqueira, mas pode reerguer o Rock'n'Roll.  

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: