Com dois gols de Marta, Brasil vence a China por 5 a 0 nas Olimpíadas Tóquio 2020

A partida válida pelos Jogos Olímpicos de Tóquio serviu para fornecer ânimo inaugural às brasileiras, que enfrentam a Holanda no próximo sábado (24)
A partida válida pelos Jogos Olímpicos de Tóquio serviu para fornecer ânimo inaugural às brasileiras, que enfrentam a Holanda no próximo sábado (24)
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Marta fez dois gols na partida de futebol feminino das Olimpíadas Tóquio 2020 em que o Brasil goleou a China por 5 a 0, tornando-se a primeira jogadora a marcar em cinco Olimpíadas consecutivas. O jogo também contou com gols de Debinha, Andressa Alves e Beatriz.

Eleita seis vezes a melhor jogadora do ano pela FIFA, Marta tem 111 gols internacionais, mais do que qualquer jogador brasileiro, masculino ou feminino. Após seu gol aos nove minutos, Debinha fez outro aos 22 para colocar o Brasil em vantagem considerável. Aos 74 minutos, Marta fez seu segundo gol, antes de Alves marcar de pênalti. Beatriz fechou a goleada com um gol aos 89 minutos. 

Leia também: Chefe do comitê organizador das Olimpíadas não descarta cancelamento de última hora dos Jogos

Este é o primeiro grande torneio disputado pelo Brasil sob o comando de Pia Sundhage, ex-técnica das seleções dos Estados Unidos e Suécia. Sundhage treinou as jogadoras norte-americanas na época em que a seleção conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Londres de 2012.

A China pagou o preço por uma série de oportunidades perdidas graças ao nervosismo e falta de técnica de algumas de suas jogadoras. Após o terceiro gol do Brasil, o desequilíbrio chinês ficou nítido, sobretudo pela facilidade das brasileiras em tocarem a bola pelo campo, enquanto as chinesas lutavam para evitar o quarto gol e, posteriormente, o quinto. 

A China terá como objetivo se recuperar no próximo jogo contra a Zâmbia, no próximo sábado (24), mesmo dia em que o Brasil tem a difícil missão de encarar a Holanda, vice-campeã da Copa do Mundo Feminina 2019.

Apesar do confronto entre Brasil e China, a cerimônia oficial de abertura das Olimpíadas Tóquio 2020 está programada para acontecer na próxima sexta-feira (23), e os Jogos se estenderão até 8 de agosto. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: