Novo single do Coldplay, 'Coloratura', tem 10 minutos; Ouça grátis

O novo single lançado pelo Coldplay mostra uma linha de composição amadurecida após lançamentos genéricos do grupo
O novo single lançado pelo Coldplay mostra uma linha de composição amadurecida após lançamentos genéricos do grupo
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Coldplay movimentou ativamente as redes sociais após confirmar a chegada de seu próximo álbum de estúdio, intitulado "Music Of The Spheres". Com a data de lançamento programada para 15 de outubro, o disco está se apresentando aos poucos através de singles, e nesta quinta-feira (22) veio a público a faixa "Coloratura", já considerado por muitos fãs e críticos um dos projetos mais ambiciosos e criativos da banda, com 10 minutos de duração e um desenvolvimento intrigante. 

O grupo britânico que adotava uma postura simplista em suas performances para o ótimo "X&Y", de 2005, adquiriu uma personalidade diferente nos álbuns seguintes, até chegar a um ponte de desinteresse por parte dos fãs mais antigos, sobretudo quando adentrou de cabeça na indústria pop, agarrando displicentemente as "modas de verão" em músicas que, apesar de esquecíveis, se tornaram os maiores sucessos comerciais do Coldplay. 

Agora, com "Music of The Spheres", Chris Martins, Guy Berryman, Jonny Buckland e Will Champion unem o melhor de suas harmonias do passado com uma criatividade eletrônica cósmica e viajante. Em "Coloratura", a banda apresenta a máxima performance que suas limitações técnicas permitem, destacando uma linha de piano virtuosa que antecede um solo de guitarra emocionante na segunda metade da música (aos 6 minutos e 38 segundos, é impossível não se empolgar). 

Este que vos fala já dedicou grandes períodos a criticar os trabalhos recentes do Coldplay, mas é preciso reconhecer a qualidade do novo trabalho do grupo britânico. Não se trata apenas de uma música pretensiosa de 10 minutos, e sim de uma criação livre e altamente decente para apresentar o amadurecimento dos músicos que carregam ininterruptamente o peso de terem se tornado tão relevantes na indústria. 

Vale lembrar: o álbum "Music of The Spheres" está programado para estrear em 15 de outubro nas lojas e plataformas de streaming. Ouça o single "Coloratura" abaixo:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: