Conselho de Enfermagem repudia Bruna Marquezine por fantasia de enfermeira

A atriz recebeu críticas na web após aparecer em foto com uma fantasia de enfermeira e um copo de bebida na mão
A atriz recebeu críticas na web após aparecer em foto com uma fantasia de enfermeira e um copo de bebida na mão
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Bruna Marquezine foi amplamente criticada nas redes sociais após aparecer em uma foto vestida com uma fantasia de enfermeira. O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) emitiu uma nota em suas redes sociais repudiando a atitude da atriz e afirmando, em primeiro lugar, que a enfermagem é uma profissão, e não uma fantasia. 

"A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio. Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião", diz o início da nota de repúdio. 

O Coren-SP ainda fez questão de exemplificar os casos de outras atrizes que também precisaram sofrer intervenção da instituição, citando os episódios em que Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães "humildemente se retrataram por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual."

No comunicado, o órgão ainda menciona casos recentes de influenciadoras como Cátia Damasceno, que realizou uma enquete perguntando aos seguidores qual era a melhor fantasia entre "mulher gata" ou "enfermeira bem sexy", e Thais Massa, que optou por uma fantasia de enfermeira no Halloween. 

Nos comentários da publicação do Coren-SP, é possível localizar diversos internautas com opiniões fervorosas sobre o assunto, em grande maioria defendendo Bruna ou criticando o nível de relevância atribuído à fantasia escolhida pela atriz em uma ocasião de lazer. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: