Quim (Chico Teixeira) e Tião (Fábio Neppo) apareciam constantemente na primeira fase de Pantanal para auxiliar José Leôncio (Renato Góes / Marcos Palmeira) em todos os assuntos relacionados à fazenda. Nos próximos capítulos da novela das nove, o filho do Velho do Rio ficará transtornado após descobrir que os seus antigos aliados morreram, chorando por não ter conseguido se despedir dos homens responsáveis por apoia-lo nos momentos bons e ruins.
A notícia será divulgada através de um rádio na novela, e Filó (Dira Paes) ficará sem reação ao ouvir que Quim e Tião morreram, afinal ela também era próxima dos peões. Os olhos de José Leôncio ficarão rapidamente cheios de lágrima com a revelação, e ele não pensará duas vezes antes de promover uma roda de viola em homenagem aos amigos que se foram.
Prevista para ir ao ar na segunda metade de maio, a cena que mostra José Leôncio desabando em tristeza fornece um tom melancólico responsável por traduzir a humanidade perdida do fazendeiro, que se apresenta diversas vezes como um homem cascudo e sem aberturas para as emoções.
Desta vez, ele se entregará ao respeito que sentia por Quim e Tião e transformará a morte em uma celebração para homenagear a vida dos peões.

