Color OS 13 é lançado hoje (18), baseado no Android 13

A atualização foi lançada inicialmente para os aparelhos Find X5 e X5 Pro.

Oppo lança Color OS 13. Fonte: Divulgação/Oppo
Oppo lança Color OS 13. Fonte: Divulgação/Oppo
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A OPPO lançou hoje (18), o Color OS 13, sistema operacional baseado no Android 13 que tem como base o Oxygen OS 13. A empresa chinesa está divulgando uma linguagem chamada de “aquamórfica” com tons de azul e branco, animações aprimoradas e com temas que exaltam a natureza.

Além disso, outros tipos de personalização serão adicionados, como exibição de informações sobre entregas de alimentos e controles do Spotify. O novo sistema traz a capacidade de criar pastas, e a possibilidade de abri-los sem acessar as pastas antes, além de uma maior segurança dos arquivos.

A Oppo investiu também em novos recursos como a pixelização automática para fotos de perfil e nomes em capturas de tela, um assistente de reunião, que ajudará o usuário com recursos voltados para multitarefas e um mecanismo de computação dinâmica para um desempenho mais sutil. Segundo a empresa, o novo sistema operacional trará uma mudança importante, a tela dos seus smartphones poderá funcionar a 1 Hz, economizando em até 30% o consumo de energia de seus aparelhos.

Sistema operacional traz compartilhamento de tela. Fonte: Divulgação/Oppo
Sistema operacional traz compartilhamento de tela. Fonte: Divulgação/Oppo
Sistema operacional traz compartilhamento de tela. Fonte: Divulgação/Oppo

A empresa afirma que outros recursos foram adicionados, como recurso multi-screen, gerando conectividade com o PC, suporte entre dispositivos Oppo Pad Air, e recursos nativos do Android 13 como streaming de aplicativos para o Chrome OS, Fast Pair que serve para conectar com apenas um toque os dispositivos bluetooth ao redor, entre outros.

A Oppo confirmou que os primeiros dispositivos a receberem o Color OS 13 serão o Find XS e o Find X5 Pro a partir de hoje. Segundo a companhia, outros smartphones serão contemplados com o novo sistema operacional ainda este ano, e outros receberão somente em 2023.

Veja o post de lançamento abaixo:

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: