Adeus! Microsoft lança últimas atualizações para Windows 7 e 8.1

Empresa recomenda a atualização imediata dos sistemas operacionais.

Suporte ao Windows 7 e 8 é descontinuado. Fonte: Divulgação/Microsoft
Suporte ao Windows 7 e 8 é descontinuado. Fonte: Divulgação/Microsoft
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

Na madrugada da última terça-feira (10), a Microsoft decretou o fim dos serviços de suporte e atualização para os sistemas operacionais, Windows 7 e 8.1. A empresa já havia anunciado anteriormente o fim deste serviço, afirmando que os usuários que continuarem utilizando os sistemas não receberão nenhum tipo de atualização e contarão apenas com possíveis patchs de segurança, lançados em situações específicas.

Se você ainda utiliza um destes sistemas, não se preocupe, seu computador irá continuar funcionando normalmente, no entanto, os usuários precisam estar cientes de que estarão desprotegidos contra uma série de ameaças, uma vez que a empresa não irá fornecer mais atualizações que poderiam impedir estes problemas.

O Windows 7 foi lançado em 2009 e se tornou um sucesso mundial, o que fez a Microsoft mudar de ideia quanto ao fim do suporte. Primeiramente, a empresa informou que a manutenção para o sistema deveria se findar em 2020, no entanto, graças a sua popularidade, a companhia decidiu continuar fornecendo o serviço até este ano.

Microsoft recomenda a atualização imediata do software. Fonte: Divulgação/Microsoft
Microsoft recomenda a atualização imediata do software. Fonte: Divulgação/Microsoft
Microsoft recomenda a atualização imediata do software. Fonte: Divulgação/Microsoft

O Windows 8 por sua vez, foi muito criticado. Lançado em outubro de 2012, o sistema cumpriu o prazo de 10 anos especificado pela empresa. Após o término do período o suporte oferecido pela companhia se encerrou.

A Microsoft recomenda aos usuários a atualização do sistema operacional para o Windows 10 ou para o Windows 11, entretanto o usuário deve ficar alerta para as exigências. O Windows 10, por exemplo, necessita de um processador de pelo menos 1 GHz, memória RAM com 1 GB para a versão com 32 bits e 2 GB para a versão com 64 Bits, 16 GB de espaço para a versão de 32 Bits ou 20 GB para o modelo com 64 Bits, placa gráfica DirectX 9 ou superior com driver WDDM 1.0. Já o Windows 11 necessita de um processador de 1 GHz com dois ou mais núcleos, memória RAM de 4 GB, armazenamento de 64 GB ou maior, placa gráfica compatível com DirectX 12 ou superior com driver WDDM 2.0. 

Agora cabe ao usuário escolher qual o sistema operacional que mais se adéqua ao seu computador. É válido informar que o Windows 10 ainda recebe atualizações, pois ainda não completou o ciclo de vida proposto pela Microsoft.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: