Tecnologia
Publicado:

Primeiro foguete lançado diretamente do Reino Unido falha após anomalia

Missão da espaçonave era colocar nove satélites em órbita.

Primeiro foguete lançado diretamente do Reino Unido falha após anomalia
Mesmo com a falha, a Start Me Up criou a possibilidade de novos lançamentos. Fonte: Reprodução/YouTube

A Virgin Orbit, empresa do bilionário Richard Branson realizou um lançamento diretamente do espaçoporto de Cornwall, na Inglaterra. O feito seria histórico, pois foi o primeiro lançamento realizado diretamente no Reino Unido. No entanto, durante a última terça-feira (10), os responsáveis pela missão detectaram anomalias quando o LauncherOne estava próxima ao seu destino.

A missão de nome “Start Me Up”, em homenagem à canção da banda Rolling Stones, carregava nove satélites que iriam desempenhar funções civis e militares. Segundo Melissa Thorpe, diretora do Spaceporte Cornwall, os satélites iriam desempenhar vários papéis, desde a observação da terra até o monitoramento da pesca ilegal, passando pela construção de satélites e produtos para fabricá-los no espaço.

A missão seria o primeiro lançamento orbital realizado diretamente do Reino Unido, o Boeing 747 modificado partiu na noite desta segunda-feira (9), com o foguete LauncherOne acoplado em uma de suas asas. “No entanto, em algum momento durante o disparo do segundo estágio do motor do foguete, houve uma anomalia no sistema, o que encerrou precocemente a missão” disse o presidente da empresa Dan Hart.

LauncherOne apresentou falhas durante o acionamento do segundo estágio do motor. Fonte: Reprodução/YouTube
LauncherOne apresentou falhas durante o acionamento do segundo estágio do motor. Fonte: Reprodução/YouTube
LauncherOne apresentou falhas durante o acionamento do segundo estágio do motor. Fonte: Reprodução/YouTube

O presidente afirmou também que a empresa irá trabalhar incansavelmente para entender a natureza desta falha para tomar medidas corretivas e retomar sua órbita assim que a investigação for concluída. Logo após o ocorrido, a aeronave voltou para as instalações do Spaceport Cornwall.

O diretor de voos espaciais comerciais da agência espacial britânica, Matt Archer, afirmou que mesmo com o resultado frustrante apresentado pela Start Me Up, o projeto criou uma possibilidade de lançamento horizontal. Archer afirma também que a agência continuará comprometida em se tornar a principal fornecedora europeia de lançamentos de pequenos satélites comerciais até o ano de 2030.

Veja a seguir, o vídeo que mostra o momento exato da queda do foguete:

Imagem do autor Samuel Zadoque
Sobre o autorSamuel Zadoque
Professor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.

Últimas

As notícias mais recentes do Diário 24 Horas