É assustador! NASA divulga "som" de um buraco negro

A agência divulgou ruídos retirados de um conglomerado de galáxias com nome Perseu.

NASA revela som do buraco negro localizado em Perseu. Fonte: Divulgação/NASA
NASA revela som do buraco negro localizado em Perseu. Fonte: Divulgação/NASA
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A NASA divulgou recentemente o som retirado diretamente de um buraco negro, o ruído no mínimo assustador vem de um conglomerado de galáxias chamado Perseu. A agência conseguiu reproduzir sua sonoridade através de amplificações e outros dados implementados.

Um buraco negro é uma região do espaço que possui um campo gravitacional tão intenso que nem mesmo a luz consegue escapar de dentro dele. A forte gravidade comprime a matéria até que não haja mais espaço entre os átomos existentes. O nascimento de um buraco negro geralmente ocorre após a “morte” de estrelas supermassivas.

O post esclarece um pouco sobre a ideia de que não há som no espaço. De acordo com a agência, os astrônomos descobriram que as ondas de pressão enviadas pelo buraco negro causam ondulações no gás existente no aglomerado que, num primeiro momento, não podem ser ouvidas por um ser humano. Porém, com amplificações e outros dados, o som se torna audível.

Veja o post abaixo:

O som reproduzido é retirado de Perseu, um conglomerado de galáxias que está em uma constelação de mesmo nome. Os dados foram retirados do observatório de Raio-X Chandra, o telescópio espacial Hubble e o ALMA (Atacama Large Millimeter Array), todos pertencentes à NASA.

O aglomerado está localizado a uma distância um pouco maior que 54 milhões de anos-luz, tem velocidade de recessão (velocidade em que o objeto se afasta do observador), de 5.366 km/s e é um dos maiores objetos massivos conhecidos do universo, possuindo milhares de galáxias dentro de uma nuvem de gás.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: