É hora de dar tchau! Internet Explorer será desativado pela Microsoft

Navegador será desabilitado nesta terça-feira (14).

Internet Explorer será desativado hoje. Fonte: Divulgação/Microsoft
Internet Explorer será desativado hoje. Fonte: Divulgação/Microsoft
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

Esta terça-feira (14), trará uma grande despedida para os usuários do Internet Explorer. A Microsoft decidiu desativar de forma definitiva o navegador clássico do Windows. O suporte do aplicativo já havia sido desabilitado meses antes, desde então a companhia solicitou a migração dos usuários para o Edge, novo navegador habilitado para o sistema operacional.

Mesmo com a desativação do suporte para o navegador, a Microsoft optou por tornar mais lento o processo de substituição do Internet Explorer, para que os usuários que ainda utilizavam o IE 11 tivessem tempo o suficiente para adaptar suas aplicações para o Microsoft Edge. No entanto, a partir de hoje não será mais possível utilizar o navegador lançado em 1995.

Navegador foi lançado em agosto de 1995. Fonte: Divulgação/Microsoft
Navegador foi lançado em agosto de 1995. Fonte: Divulgação/Microsoft
Navegador foi lançado em agosto de 1995. Fonte: Divulgação/Microsoft

No entanto, os usuários já familiarizados com o navegador não precisam se preocupar tanto, pois o antigo navegador ainda estará presente no Microsoft Edge. Isto, porque a empresa americana desenvolveu o “Modo Internet Explorer”, fazendo com que sites e plataformas antigas sejam executadas com compatibilidade otimizada.

Um detalhe que sugere uma desativação lenta do navegador é que os ícones e referências sobre o navegador no Painel de Controle, menu Iniciar e até mesmo nas barras de tarefas do Windows, só devem ser removidos em junho deste ano.

A empresa afirma que o futuro do Internet Explorer está no Microsoft Edge, a Microsoft afirma ainda que o modo Internet Explorer presente no novo aplicativo estará disponível até 2029, o que significa que os desenvolvedores que ainda não adaptaram seus sites e plataformas para o novo software terão no mínimo mais seis anos para otimizar as aplicações para o Chromium.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: