O Flamengo encerrou sua participação na fase de grupos da Copa Libertadores da América com uma vitória consistente, mas marcada por um clima de cobrança das arquibancadas. Jogando no Maracanã na noite desta terça-feira, a equipe comandada por Leonardo Jardim superou o Cusco FC por 3 a 0, garantindo a liderança do Grupo A de forma invicta.
O confronto, válido pela sexta rodada, foi um reflexo do momento vivido pelo clube. Dominante durante boa parte do tempo, o Rubro-Negro esbarrou na retranca peruana e na própria ansiedade, o que gerou impaciência na torcida. O treinador Léo Jardim começou o jogo com um time alternativo, com muitos reservas, já preparando o time para o jogo do Campeonato Brasileiro do final de semana, quando o Rubro-Negro vai perder 9 jogadores convocados para a Copa. Assim placar só foi aberto na reta final da partida, quando Bruno Henrique, contando com os reforços de Pedro, Samuel Lino e Paquetá, marcou dois gols fundamentais aos 80 e 84 minutos. Lucas Paquetá, em cobrança de pênalti aos 90 minutos, fechou a conta.
Repercussão e clima hostil
Apesar da vitória, o ambiente no Maracanã não foi de plena paz. O torcedor rubro-negro, ainda insatisfeito com a recente derrota no Campeonato Brasileiro e as recorrentes expulsões do meia Jorge Carrascal, aproveitou o momento para protestar. O jogador colombiano, que não participou da partida, foi alvo de cânticos ofensivos, com torcedores gritando frases como "time sem vergonha" e mensagens diretas ao atleta: "meu Flamengo não precisa de você".
A hostilidade reflete o desgaste extracampo, exacerbado por uma "blitz" feita por membros de torcidas organizadas na porta do condomínio de Carrascal após a expulsão do atleta no último jogo contra o Palmeiras.
Posição na Classificação
Com o resultado, o Flamengo finaliza a fase de grupos com 16 pontos somados. A equipe agora aguarda os jogos desta quarta-feira para confirmar se terminará com a melhor campanha geral da primeira fase da Libertadores, dependendo apenas dos critérios de desempate em relação a possíveis rivais que alcancem a mesma pontuação.
