A Liga das Nações de Vôlei (VNL) é a principal competição anual de seleções organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O torneio foi criado em 2018 para substituir o Grand Prix, no feminino, e a Liga Mundial, no masculino, com o objetivo de modernizar o calendário internacional e reunir as melhores equipes do mundo em uma única competição.
Mesmo sendo a maior campeã da história do Grand Prix, com 12 títulos, a Seleção Brasileira feminina ainda busca conquistar pela primeira vez a VNL. Desde a criação do torneio, o Brasil tem sido uma das equipes mais regulares, chegando às finais de 2019, 2021, 2022 e 2025, mas terminou todas essas edições com o vice-campeonato. Em 2024, fez campanha invicta na primeira fase, porém acabou em quarto lugar após derrotas para Japão e Polônia na fase final.
Na edição de 2026, a equipe comandada por José Roberto Guimarães confirmou novamente o favoritismo. Durante a terceira semana da fase classificatória, em Osaka, no Japão, venceu as donas da casa e a Polônia, resultados que garantiram a classificação antecipada para a fase final.
Na madrugada deste sábado (11), o Brasil enfrentou a Tailândia pela penúltima rodada da fase classificatória. A seleção encerra sua participação neste domingo (12) diante dos Estados Unidos, em confronto que pode influenciar a classificação final.
A fase decisiva da VNL Feminina será disputada entre 22 e 26 de julho, em Macau, na China. O mata-mata reunirá a China, como país-sede, e as sete seleções mais bem colocadas da fase classificatória. Os confrontos das quartas de final serão definidos após o encerramento da primeira fase.

