O Liverpool fez neste domingo (25) uma das atuações mais convincentes da temporada e venceu o Brighton por 2 a 0 em Anfield, pela 8ª rodada da Premier League. Os gols saíram em quatro minutos, ainda no primeiro tempo, e a vitória acabou com um incômodo: foi a primeira do time de Andoni Iraola em casa pelo Inglês.
Quatro minutos para decidir
O Liverpool começou pressionando alto, e a pressão deu resultado aos 17 minutos. Ronald Araújo avançou pela direita, o cruzamento não foi afastado, e a bola sobrou para Florian Wirtz. O chute forte do alemão desviou em Pascal Gross e entrou. A Premier League registrou o gol como contra do meia do Brighton.
Quatro minutos depois, Bradley Barcola, um dos reforços desta temporada, arrancou pela direita e cruzou para Alexander Isak completar. Cody Gakpo ainda parou em grande defesa de Bart Verbruggen antes do intervalo.
Melhor ataque da liga travado
A vitória pesa pelo adversário. O Brighton chegou a Anfield em 3º lugar, com o ataque mais goleador da Premier, 23 gols, e quatro vitórias seguidas na liga sem sofrer gol. Saiu com apenas uma finalização no alvo em 90 minutos. O Liverpool acertou quatro.
O controle, porém, não veio pela bola. O time de Fabian Hürzeler teve 64% de posse, 17 finalizações contra 13 e mais gols esperados (1,41 contra 0,95). A maior parte dos chutes saiu de longe ou foi bloqueada. Depois do intervalo, o jogo esfriou, e o Liverpool administrou a vantagem. Wirtz deixou o campo aos 20 do segundo tempo, substituído por Treymaurice Nyoni, e Isak saiu aos 32.
O Brighton também teve um problema cedo: o lateral Ferdi Kadıoğlu se machucou e saiu aos seis minutos.
Fim do jejum em casa
O Liverpool entrou em campo sem vencer em Anfield pela Premier desde 25 de abril, uma sequência de cinco jogos com quatro empates e uma derrota. Nesta temporada, o time tinha empatado com Nottingham Forest e Fulham e perdido por 3 a 0 para o Manchester City em casa.
Na sexta-feira, Iraola tinha evitado separar os resultados dentro e fora de casa e disse que o time precisava somar pontos onde fosse possível. A vitória confirma a boa fase: é a terceira seguida em todas as competições, depois do 2 a 1 no Brentford e da virada por 4 a 3 sobre o Villarreal, pela Champions.
O que muda na tabela
Com os três pontos, o Liverpool chega a 15 e sobe para 4º lugar, um atrás do Brighton, que segue em 3º, com 16. Manchester City e Arsenal lideram, com 21.
Próximos jogos
A sequência segue pesada. O Liverpool recebe o Chelsea na quarta-feira (28), pela Copa da Liga Inglesa, e o Arsenal no domingo (1º), de novo em Anfield, pela Premier League. O Brighton enfrenta o Manchester City duas vezes em quatro dias: na quarta (28), pela Copa da Liga, e no sábado (31), pela Premier.
Brasileirão
Série B
Série C
Copa do Brasil
Libertadores
Sul-Americana
Champions League
Premier League
La Liga