Pessoas com deficiência lançam campanha contra Rafinha Bastos em redes sociais

Pessoas com deficiência lançam campanha contra Rafinha Bastos em redes sociais
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

No mês de janeiro de 2012, a Apae iniciou uma ação judicial contra o comediante Rafinha Bastos, o motivo, o apresentador teria feito uma piada que ofendeu pessoas com deficiência. Dois anos depois, o humorista ganhou a causa em primeira instância, este foi o entendimento do juiz Tom Alexandre Brandão, da 2ª Vara Cível de São Paulo. A decisão não agradou a todos e a campanha #falapramimrafinhabastos foi lançada nas redes sociais.

Um dos criadores da campanha, Alexandre Peralta, em seu Facebook, questiona a decisão da justiça. “Já que esse resultado sinaliza que ele pode continuar falando o que quiser, chamando deficientes de retardados, por que ele não fala direto para eles?“, pergunta o publicitário.

“Esse é um movimento meu, em pessoa física, com outros pais e colegas. A Apae não tem nenhum envolvimento com esse film”, ressalta ao Adnews.

O filme da campanha foi postado nesta terça-feira (25) no Youtube, e mostra pessoas com deficiência pedindo para que Rafinha Bastos os chame de “retardados”. Ele foi feito com vários vídeos com curta duração, a ideia, segundo a descrição, é fazê-lo cada vez maior, à medida que mais gravações forem enviadas.

A Apae pediu para que o humorista deixasse de fazer duas de suas brincadeiras que aparecem no DVD “A Arte do Insulto”. A primeira que cita expressamente a Associação é. “Um tempo atrás eu usei um preservativo com efeito retardante … Efeito retardante… Retardou… Retardou… Retardou… Tive que internar meu pinto na Apae… Tá completamente retardado hoje em dia”.

A segunda, de acordo com a petição que envolve o posicionamento do humorista em relação a fila preferencial. “As pessoas na cadeira de rodas… Ah, fila preferencial! Haha adivinha amigo, você é o único que tá sentado. Espera quieto! Cala essa boca!”.

Confira o vídeo da campanha #falapramimrafinhabastos lançada nas redes sociais nesta terça-feira (25):

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: