Falha no OpenSSL compromete dados sigilosos de usuarios

Falha no OpenSSL compromete dados sigilosos de usuarios
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Um bug com nome de Heartbleed, foi detectado. A falha se estende a cerca de 2/3 dos serviços da Web que usam o OpenCSSL e permite aos provedores de serviços encriptarem dados em SSL (Secure Sockets Layer) ou TLS (Transport Security Layer), comprometendo os dados dos usuários de internet em escala global.  O software é utilizado por serviços de e-mails, bancos, bate-papo e até redes privadas. Normalmente, sites que usam a solução exibem um cadeado verde no lado esquerdo da barra de url do browser. 

É possível que as informações que você confiou ao website para realizar transações online e serviços em geral, sejam acessadas por terceiros. O cracker pode inclusive decodificar dados obtidos no passado, o que torna ineficaz medidas como mudança de senhas ou apagar o número do cartão de crédito. "Uma vez que o atacante tem acesso às chaves de encriptação do servidor, vale tudo". Diz Jill Scharr, colunista da Tom's Guide.

A descoberta foi feita pelos pesquisadores do laboratório finlandês Codenomicon, eles testaram a falha em suas próprias bibliotecas de dados. Sem deixar nenhum vestígio, tiveram acesso a informações críticas guardadas nos servidores, como senhas, certificados, comunicações, nomes de usuários e documentos de negócios através das chaves de encriptação -- "as jóias da coroa", como definem os especialistas. Só era possível baixar 64 KB de dados em uma invasão, porém não havia limite para a quantidade de acessos.

Já foi disponibilizada uma versão mais recente do OpenSSL, mas deve ser implementada por cada administrador de sistemas. O usuário, por si só, não pode fazer muito: "Se um site não tiver atualizado sua biblioteca Open SSL e mudado os certificados, uma nova senha estará tão comprometida quanto a anterior", afirma Scharr.

Um site publicado pelos pesquisadores da Codenomicon Defensics, explica os detalhes do bug, tirando toda dúvida sobre o assunto. Um serviço para checar os sites usados também foi disponibilizado.

Sites e serviços como o Yahoo!, Flickr, StackOverflow, XDA-Developers, Imgur, WeTransfer e Steam Community, haviam sido afetados pela vulnerabilidade.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: