Apple anuncia nova parceria para produção de iPhones na Índia

Decisão visa cortar laços com o mercado chinês.

Apple anuncia novo parceiro para produção de iPhones. Fonte: Divulgação/Apple
Apple anuncia novo parceiro para produção de iPhones. Fonte: Divulgação/Apple
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A Apple adicionou mais um parceiro para a lista de produção do iPhone 14, a empresa americana já havia firmado laços com a Foxconn em setembro deste ano e agora oficializa a Pegatron como nova parceria para a produção dos smartphones. A notícia dada pelo site Bloomberg afirma que a decisão visa diminuir os laços com fábricas chinesas.

A China vem enfrentando uma sequência de lockdowns ainda referentes a pandemia do Covid-19. Recentemente a cidade chinesa de Zhengzhou foi uma das afetadas pelo surto, a localidade abrange várias fábricas, incluindo a Foxconn, responsável pela fabricação do iPhone Pro. Segundo relatórios publicados pela Apple, as restrições aplicadas pelo país podem diminuir em até 30% a produção de novos smartphones.

A Apple já está presente na Índia desde 2017, quando se aliou a Wistron Corp. em um programa para capacitação de instalações no país. Pouco tempo atrás, as exportações de iPhones feitas pela região somaram cerca de US$ 1 bilhão, mostrando um mercado promissor para a empresa de Cupertino.

Decisão visa uma menor dependência do mercado chinês. Fonte: Divulgação/Apple
Decisão visa uma menor dependência do mercado chinês. Fonte: Divulgação/Apple
Decisão visa uma menor dependência do mercado chinês. Fonte: Divulgação/Apple

Um dos principais motivos para essa migração é a busca por modos alternativos de produção, evitando assim a guerra comercial travada entre os EUA e a China. Outro ponto que deve ser considerado é a expansão das empresas responsáveis pela fabricação do iPhone, Foxconn e Pegatron optaram por ampliar suas fábricas e o destino escolhido foi a Índia, que chamou a atenção das companhias por suas políticas de incentivos financeiros disponibilizadas pelo Primeiro-ministro do país.

No entanto, ainda existem muitas barreiras a serem transpassadas, recentemente o site Bloomberg afirmou que seriam necessários aproximadamente 10 anos para retirar apenas 10% da capacidade de produção da Apple do país. Os números são preocupantes e mostram uma dependência do mercado chinês, haja vista que mais de 90% dos iPhones são produzidos no país.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: